Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > TCE de Portas Abertas recebe alunos da Católica e da UNIRG

TCE de Portas Abertas recebe alunos da Católica e da UNIRG

9 Visualizações
Publicado: 26 de outubro de 2016 - Última Alteração: 26 de outubro de 2016

Tamanho da Fonte

Mais uma vez o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) põe em prática a iniciativa de se aproximar da sociedade. Esse é o objetivo principal do Programa TCE de Portas Abertas, que recebeu alunos do curso de Direito da Faculdade Católica do Tocantins – FACTO e da Universidade de Gurupi – Unirg, nesta quarta-feira, 26.

 

A visita teve início às 14h30, na Sessão Plenária, com os alunos da FACTO, que ainda conheceram o Memorial TCE/TO e, em seguida, a Biblioteca conselheiro José Ribamar Menezes.

 

A professora, Lara Bringel, que veio acompanhando seus alunos e teve a ideia de traze-los até o TCE/TO, vê nessa prática a possibilidade de tornar os universitários participantes do controle social. “O objetivo dessa visita é aproximar esses alunos do dia a dia do TCE, para que possam se sentir motivados a estudar, a serem bons profissionais, bons cidadãos e desempenharem uma boa função, mas acima de tudo, trazer mais realidade com a prática e dessa forma, motiva-los”.

 

A estudante da Católica, Camila Paula Rocha, acredita que esse conhecimento a mais sobre o Tribunal de Contas é de fundamental importância para a sua graduação, e afirma que estar dentro do TCE e poder assistir a uma Sessão Plenária é, além de cumprir seu papel de cidadã, uma forma de ver outras possibilidades para a profissão.

 

UNIRG

Para os acadêmicos da Universidade de Gurupi, a visita começou às 16h, com passagem pelo Memorial TCE/TO e pela Biblioteca, onde puderam conhecer o acervo presente, além de algumas iniciativas do Tribunal de Contas para a democratização da leitura, como o Book Crossing, o cantinho da Leitura.

 

A coordenadora de práticas jurídicas da Unirg, Verônica Disconzi, acredita que trazer esses acadêmicos para conhecer o Tribunal de Contas é uma maneira de mostrar as várias opções de profissionalização da área do Direito e talvez despertar neles o interesse pelas práticas de fiscalização. “Eu vejo que na academia a gente tem pouco aproveitamento em relação as funções do TCE, e, eu creio que ao traze-los aqui, para ver essa estrutura, para ouvir todas essas informações, esses alunos comecem a se interessar por essa área do direito público e tenham condições de optar, através do seu conhecimento prático”.

 

Heno Rodrigues, aluno do 9º período do curso de Direito, vê nessa oportunidade a concretização e o aprimoramento do que foi ensinado em sala de aula. “Para nós acadêmicos essa visita proporciona um gosto a mais pelo direito pois desperta o nosso interesse pelas práticas desenvolvidas numa Corte de Contas”, finalizou. 

IMG 2166

 

IMG 2067

 

IMG 2067

 

IMG 2184

 

IMG 2149