Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > “TCE de Portas Abertas” recebe acadêmicos de Ciências Contábeis da UFT

“TCE de Portas Abertas” recebe acadêmicos de Ciências Contábeis da UFT

11 Visualizações
Publicado: 18 de setembro de 2018 - Última Alteração: 7 de abril de 2020

Tamanho da Fonte

Terça-feira, 18, foi a vez dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Tocantins (UFT) participarem de mais uma edição do programa “TCE de Portas Abertas”. A turma do 5º período do curso teve a oportunidade de conhecer toda a estrutura da Corte de Contas, começando pela sua forma de atuação, assistindo ao julgamento dos processos durante a sessão da Primeira Câmara.

 

“Como estudantes, devemos sim conhecer esse ente de controle para que possamos um dia atuar nele também e poder oferecer um trabalho que possa trazer benefícios para a sociedade”, destacou o acadêmico Cássio Henrique Rodrigues.

 

 

O presidente da Primeira Câmara do TCE, conselheiro Wagner Praxedes, cumprimentou os alunos desejando boas-vindas. “Sintam-se à vontade no Tribunal de Contas e aproveitem bem essa tarde aqui”.

 

Após a sessão, o grupo de visitantes seguiu para o Memorial TCE/TO, espaço que preserva toda a história de criação da Corte de Contas. Bem atentos às explicações da servidora Márcia Barbosa, os alunos tiveram contato com ilustrações, mapas, móveis e, também, ganharam livros sobre o Controle Interno da Administração Pública.

 

 

Na programação, ainda teve passagem pela biblioteca José Ribamar Meneses, onde o público conheceu o acervo e o espaço com computadores que estão disponíveis para consulta. Na ocasião, os acadêmicos também foram convidados a usufruir do ambiente para a realização dos seus estudos.

 

No encerramento, o auditor técnico da segunda Diretoria de Controle Externo do TCE/TO, Dênis Luciano Pereira, apresentou à turma o papel do Contador dentro da instituição, sanou as dúvidas quanto à fiscalização que o Tribunal de Contas exerce, bem como explicou sobre o Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública, módulo Contábil (SICAP/Contábil).

 

 

Da Ouvidoria, Iagho Caetano explanou sobre os canais de comunicação do TCE/TO, as principais ferramentas, a exemplo do Portal da Transparência, o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e o Portal de Consulta Pública de Processos (e-Contas).

 

A professora do grupo de universitários e servidora do TCE/TO, Sônia Lima, ressalta que a participação de seus alunos no programa, proporcionou vivenciar a prática do conteúdo abordado em sala de aula, assim como o conhecimento sobre a instituição.

 

“Eu estou aliando a parte prática do conteúdo programático, como também para que eles conheçam uma instituição que é o Controle Externo. Eles futuramente serão os contadores e terão a oportunidade de elaborar essas prestações de contas”, finalizou.