Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > TCE de Portas Abertas: estudantes conhecem história do primeiro presidente do Tribunal de Contas

TCE de Portas Abertas: estudantes conhecem história do primeiro presidente do Tribunal de Contas

7 Visualizações
Publicado: 14 de novembro de 2018 - Última Alteração: 7 de abril de 2020

Tamanho da Fonte

Escola Municipal Antônio Gonçalves de Carvalho Filho foi a participante desta edição.

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) recebeu, na tarde desta terça-feira, 13, a visita especial dos alunos da Escola Municipal Antônio Gonçalves de Carvalho Filho, de Palmas, em mais uma edição do programa “TCE de Portas Abertas”.

 

Durante a passagem pelo Memorial TCE/TO, os 22 alunos, acompanhados pelo professor Cleber Rodrigues de Araújo, que representou a diretora Eugirlene Pinheiro Silva Carvalho, conheceram de perto a história do primeiro presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Antônio Gonçalves, nome pelo qual a escola é batizada.

 

“Esse contato com o Tribunal de Contas tirou as dúvidas sobre quem foi o conselheiro Antônio Gonçalves, o que é o Tribunal de Contas e qual a importância dele”, avaliou o professor Cleber Rodrigues de Araújo.

 

Na sala das sessões plenárias, o conselheiro substituto José Ribeiro da Conceição teve um bate papo com os estudantes, momento que contou mais detalhes sobre a história do conselheiro Antônio Gonçalves, além das atribuições que o Tribunal de Contas desempenha, sua experiência profissional e o incentivo aos estudos. “Para mim é uma satisfação estar com vocês hoje. Muito obrigado a todos, fiquem à vontade”, disse o conselheiro.

 

Na ocasião, o grupo também conheceu os servidores Antônio Delfino Guimarães Sobrinho e Raimundo Nonato, filho e neto do conselheiro Antônio Gonçalves.

 

Ainda na programação, palestras com os acadêmicos de Direito que fazem parte do Grupo de Estudos de Direito Administrativo (GEDA), que abordaram os conselhos municipais de Educação, de Alimentação Escolar, Conselho Tutelar, Assistência Social e como acionar a Ouvidoria do TCE/TO. O grupo é coordenado pela professora e auditora de Controle Externo do TCE/TO, Dagmar Gemelli.

 

“O que me chamou mais a atenção, é que o nome da nossa escola, também é o nome do primeiro presidente do Tribunal de Contas, e eu não sabia disso”, ressaltou a estudante do 8º ano, Ana Luiza Aguiar.

 

No encerramento, os visitantes conheceram a biblioteca conselheiro José Ribamar Menezes, onde conferiram o acervo, espaço para estudo e consulta nos computadores.