TCE+Ação é lançado com palestra de ministro do TCU
Tamanho da Fonte
Bruno Dantas falou sobre Governança e o Papel dos Tribunais de Contas
Qualificar e capacitar ainda mais os servidores e membros do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO). Esses são alguns dos objetivos do TCE+Ação: Governança e Tecnologia lançado na tarde desta segunda-feira, 1° de abril, no auditório da Corte e que contou com palestra do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.
Em seu discurso de abertura, o presidente da Corte tocantinense, conselheiro Severiano Costandrade, destacou que o projeto busca valorizar e qualificar os servidores do Tribunal, além de capacitar o trato com os processos analisados e nas fiscalizações realizadas pela Corte diariamente.
“O aperfeiçoamento e a aproximação com os nossos jurisdicionados e o cidadão também fazem parte deste projeto para que possamos fortalecer o tribunal com um trabalho mais eficiente e eficaz perante as demandas da sociedade e contra a malversação do dinheiro público, gerando assim políticas públicas eficientes”, reforçou o presidente.
Severiano enfatizou que com foco “podemos fazer mais, desde que sejam usados os instrumentos capazes de aperfeiçoar nosso trabalho. Sem a governança e a tecnologia não chegaremos a lugar algum e essa é a visão do TCE+Ação”, pontuou.
Palestra
O ministro do TCU, Bruno Dantas, participou do lançamento do projeto com a palestra “Governança e o Papel dos Tribunais de Contas”, e elogiou a atitude da Corte tocantinense de promover essa qualificação dos servidores e membros. “O TCE Tocantins como instituição de excelência dá um passo à frente na capacitação dos seus servidores, dando um exemplo aos demais gestores com o projeto TCE+Ação”, ressaltou Bruno Dantas.
Dentre vários temas abordados, Dantas frisou que os controladores devem ser mais pedagógicos e não apenas sancionadores. “Estamos num momento de transição e nosso papel é de induzir a personalização e profissionalização das gestões públicas para que elas deem o retorno esperado pela sociedade”, afirmou. E completou: “A falta de planejamento impede o controle e se não tem planejamento, não tem fiscalização”.
O ministro fez questão ainda de explicar do que se trata o tema governança, tão debatido nos dias de hoje. “Significa obedecer uma série de princípios de uma determinada tarefa passando a atender uma missão de um órgão para se buscar a eficiência naquilo que está sendo executado, prevendo acertos e possíveis falhas”, destacou.
Avaliação
Para Cejane Márcia Aires Alves de Andrade, assessora especial da Corregedoria do TCE, essa é uma iniciativa bem louvável, porque busca aprimorar a gestão, “qualificando os servidores a entregarem um produto de qualidade para sociedade, que é um serviço técnico e que tenha um resultado positivo com as fiscalizações do Tribunal de Contas”.
Já para o diretor-geral do Instituto de Contas 5 de Outubro, Júlio Edstron Secundino Santos, o evento superou as expectativas. “O TCE conseguiu trazer o ministro Bruno Dantas, que é uma referência no controle externo e que nos impactou com uma palestra sobre governança e os reflexos na gestão pública e na sociedade, além de ter valorizado os servidores, o objetivo central do projeto TCE+Ação”, enfatizou o diretor.
Agradecimentos
Na ocasião o presidente da Corte agradeceu o apoio de todos os conselheiros que aprovaram a realização deste projeto de forma unânime. “Sem esse apoio não seria possível a realização de algo tão importante para nosso tribunal. Agradeço também a todos os servidores envolvidos na realização deste momento que trará algo a mais para nosso dia a dia”.
A palestra também foi prestigiada pela desembargadora e vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ), Ângela Prudente, e pelo defensor público-geral, Fábio Monteiro dos Santos.
2a edição
A próxima palestra do TCE+Ação será realiza no dia 11 de abril. Desta vez, será abordado o tema: Enfrentamento à Corrupção: desafios e perspectivas para o futuro, ministrado pelo promotor de justiça, pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos e especialista em combate à corrupção, crime organizado e terrorismo, Flávio Cardoso Pereira.