Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Site de notícias publica artigo que ressalta responsabilidade social como comportamento durante e após a pandemia

Site de notícias publica artigo que ressalta responsabilidade social como comportamento durante e após a pandemia

69 Visualizações
Publicado: 25 de agosto de 2020 - Última Alteração: 25 de agosto de 2020

Tamanho da Fonte

Texto reproduz reflexão sobre as mudanças causadas pelo novo coronavírus na vida das pessoas

Sob o título “A Pandemia e o Dia Depois de Amanhã”, Carlos José de Assis Júnior, chefe de gabinete da 6ª Relatoria do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), e Júlio Edstron Secundino Santos, diretor-geral do Instituto de Contas 5 de Outubro, escreveram a quatro mãos um artigo que traz reflexões sobre os impactos, mudanças e expectativas causadas pela pandemia da Covid-19. O artigo foi publicado em renomado site de notícias e compartilhado nos perfis do TCE/TO nas redes sociais.  

 

O texto faz referência a um outro artigo, escrito por Lilia Katri Moritz Schwarcz, historiadora e antropóloga brasileira, que destaca a crise causada pela disseminação da Covid-19 e marcou o que escreveu com a frase “É impressionante como uma coisinha tão pequena, minúscula, invisível, tenha capacidade de paralisar o planeta”.

 

Carlos e Júlio refletiram, em seu artigo, sobre o número de pessoas infectadas e a quantidade de mortes causadas pela Covid-19. “É mesmo estarrecedor como o novo coronavírus mudou em pouco tempo a rotina das pessoas”, concordam os autores que também destacam “o mundo mudou, a sociedade brasileira demonstra que já compreendeu isto. Estamos em uma nova normalidade. A vida seguirá e as decisões que forem tomadas agora determinarão se sairemos da pandemia mais fortes ou mais fracos”.

 

O fator comportamental é apenas o convite para a leitura do artigo que faz uma avaliação do setor econômico, impactado pela pandemia, reações e perspectivas, com destaque para o terceiro setor. “Se por um lado a Covid-19 é um desafio sem precedentes para a humanidade no século XXI, também não é menos verdade que a sociedade também nunca teve tantas instituições que juntas podem fazer a diferença na recuperação da crise”.

 

Sobre o “dia depois de amanhã”, considerando o pós-pandemia, o artigo nos provoca com o apontamento de que é preciso decidir sobre o que fazer para a recuperação do que pode ter sido perdido com a pandemia e diz “com cuidado e precaução, já é tempo de se pensar no dia depois de amanhã. Quais são as ações que devem ser tomadas para que os efeitos da crise sejam minorados? Devemos refletir sobre as maneiras de superarmos democraticamente a pandemia”.

 

Clique aqui para ler o artigo na íntegra.