Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Sistema Athenas é apresentado ao presidente do Corte de Contas

Sistema Athenas é apresentado ao presidente do Corte de Contas

46 Visualizações
Publicado: 1 de novembro de 2018 - Última Alteração: 1 de novembro de 2018

Tamanho da Fonte

Novo gerenciador de Recursos Humanos tem maior autonomia e custo zero na implantação.

Na manhã desta quinta-feira, 1, foi apresentado o Sistema Athenas, o novo gerenciador de Recursos Humanos do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO). O Athenas é um software voltado para a gestão estratégica da área administrativa e finalística, desenvolvido sem custos.

 

Nesta primeira fase, foram implantados o gerenciamento dos recursos humanos e folha de pagamento. O sistema também poderá sistematizar as ações relacionadas ao patrimônio, documentos eletrônicos, protocolo, extrajudicial e de outras áreas importantes para a organização institucional.

 

IMG 8319

 

O sistema possibilitará maior autonomia no domínio das informações relacionadas aos membros e servidores, como a gestão de férias integrada ao sistema Athenas. A ferramenta torna mais fácil e transparente as ações da Diretoria de Recursos Humanos sobre os lançamentos dos dados dos servidores, possibilitando o acompanhamento em tempo real.

 

 

 

Cessão

Desenvolvido em 2009 pelo Ministério Público do Estado do Tocantins, o sistema Athenas foi cedido para o TCE/TO por meio de um Termo de Cooperação Técnica assinado entre as instituições.

 

Para o diretor-geral de Administração e Finanças do TCE/TO (Digaf), Ramon Gomes Queiroz, o gerenciador proporcionará uma maior eficiência da administração dos recursos humanos da Corte de Contas. “O sistema oferece independência e custo zero na implantação, além da total transparência na execução”, relata.

 

IMG 8360

 

Segundo o diretor de Informática do TCE/TO, Francisco de Assis dos Santos Júnior, foram realizadas 26 reuniões para a discussão da implementação do gerenciador de Recursos Humanos. “Todas os encontros foram devidamente registrados através de ATAS, possibilitando consultas posteriores”, declarou.

 

O sistema já foi implantado nos Ministérios Públicos dos Estados do Piauí e Rondônia, além da Defensoria Pública do Estado do Tocantins. “Como as linguagens do sistema são gratuitas, essas instituições poderão desenvolver e colaborar com aperfeiçoamentos, dispensando a necessidade de comprar outros programas de programação, por exemplo”, afirma o servidor da Coordenadoria de Desenvolvimento da Diretoria de Informática, Fernando Zucuni.

 

O presidente da Corte de Contas, Manoel Pires dos Santos, destacou a importância do trabalho e o comprometimento dos diretores e especialmente dos técnicos envolvidos na implantação do sistema. “Fico muito feliz pelo fato de o Tribunal de Contas contar com técnicos e diretores que estão empenhados em fazer um excelente trabalho, tornando esta casa exemplar, reconhecida por outras instituições”, ressaltou.

 

Para a diretora de Recursos Humanos, Osmarina Rodrigues Andrade, o sucesso da conclusão do trabalho foi graças a integração da Digaf, a Diretoria de Informática e a Diretoria de Recursos Humanos. “Sem esse comprometimento, não teríamos conseguido implantar esta importante ferramenta que efetivará a gestão dos recursos humanos”, pontuou.

 

Também participaram da implantação do sistema Athenas os servidores: Maria dos Anjos Barbosa, Leila Cris, Carlos Nery, Edivaldo Mittelstad, Thiago Fernandes da Costa, Diego Dias Tainha e Elizabeth Martins.

 

IMG 8370