Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Setembro Amarelo: roda de conversa é uma das ações da campanha no TCE/TO

Setembro Amarelo: roda de conversa é uma das ações da campanha no TCE/TO

15 Visualizações
Publicado: 18 de setembro de 2018 - Última Alteração: 18 de setembro de 2018

Tamanho da Fonte

Na tarde desta terça-feira, 18, o Programa Qualidade de Vida do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) realizou uma roda de conversa com o tema “Um papo sobre suicídio: abordagem, prevenção e perspectivas”. O Coral de Contas abriu o evento com as músicas “Maracangalha” de Dorival Caymmi e “Enquanto houver sol” dos Titãs.

 

IMG 8232

IMG 8245

 

A coordenadora do Programa Qualidade de Vida do TCE/TO, Marília Piccolo, relata que a ação atualiza os servidores sobre a prevenção ao suicídio, um ato que autodestrói a vida de 32 brasileiros por dia, conforme dados do Ministério da Saúde. “Estamos seguindo as recomendações do Centro de Valorização da Vida (CVV) que solicita que instituições públicas e privadas estejam abertas a esse diálogo”, disse.

 

IMG 8211

 

O presidente do TCE/TO, Manoel Pires dos Santos, agradeceu a presença de todos os participantes, destacando a importância de debater o tema. “É uma oportunidade de falar sobre depressão, angústia e mal-estar, temáticas que compõem o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, por isso no dia 25, teremos o CVV que virá para conversar com os servidores sobre o telefone 188, um importante canal de comunicação ”, ressalta.

 

IMG 8311

 

Para a psicóloga Janaína Rodrigues Araújo, que conduziu a roda de conversa, o assunto ainda é um tabu na sociedade e deve ser tratado como saúde pública. “O que se percebe, por meio de pesquisas, é que o suicídio tem aumentado entre jovens e é preocupante, pois é uma faixa etária ativa, então devemos nos mobilizar”, destaca.

 

IMG 8344

IMG 8378

IMG 8428