Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Servidores do TCE/TO participam de treinamento do Banco Mundial

Servidores do TCE/TO participam de treinamento do Banco Mundial

40 Visualizações
Publicado: 7 de novembro de 2013 - Última Alteração: 7 de novembro de 2013

Tamanho da Fonte

Curso faz parte da preparação para fiscalizar programa financiado pelo BIRD.

O Bando Mundial – BIRD, realizou nesta quarta-feira, 6, das 13h às 18h, no Instituto de Contas 5 de Outubro, um treinamento para analistas e técnicos de Controle Externo do Tribunal de Contas do Tocantins. O curso foi ministrado pela especialista e coordenadora de Licitação do BIRD, Etel Patrícia Bereslawsk. 

 

O treinamento faz parte das ações preparatórias para um convênio a ser assinado entre o BIRD e o TCE/TO, objetivando fiscalizar a aplicação dos recursos liberados pelo banco, em especial o Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS),  executado pelo Estado do Tocantins e financiado pelo BIRD.  O PDRIS envolve cerca de 340 milhões de dólares e tem como objetivo estimular o desenvolvimento local e estadual, por meio de melhorias nas condições de transporte e de serviços públicos, beneficiando cerca de 300 mil pessoas em 72 municípios.

 

Esse trabalho também vai possibilitar que o Banco Mundial faça a certificação do TCE/TO para auditar outros projetos e obras financiados no Tocantins ou em outros estados, mediante parceria com os Tribunais de Contas locais.

 

No treinamento desta quarta-feira foram abordados os seguintes temas: O Banco Mundial no Brasil; As Regras de Licitação, Diretrizes e Princípios; Seleção e Contratação de Consultores; Aquisição de Obras, Bens e Serviços Técnicos; Diferenças Principais com a Lei 8666; Indícios de Fraude e Corrupção e o Papel do Banco.

 

Para o analista de Controle Externo do TCE/TO, Humberto Arruda Alencar, essa capacitação é importante antes da equipe sair a campo. “Estamos reciclando nossos conhecimentos e isso é sempre muito bom, principalmente porque o tema abordado está em constante mudança”, completa. 

Capacitação BIRD 001 leve