Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Servidores do TCE/TO comemoram Dia do Auditor de Controle Externo

Servidores do TCE/TO comemoram Dia do Auditor de Controle Externo

11 Visualizações
Publicado: 27 de abril de 2015 - Última Alteração: 27 de abril de 2015

Tamanho da Fonte

27 de Abril é comemorado o Dia Nacional do Auditor de Controle Externo. Para celebrar, os auditores do TCE/TO se reuniram na frente da sede administrativa para um momento comemorativo. Uma faixa, assinada pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos TCs do Brasil(ANTC), alusiva à data,  foi fixada no prédio da Corte de Contas. 

A data escolhida, 27 de abril, remete ao ano 1893, momento memorável em que um membro do Poder Executivo, Serzedello Corrêa, então ministro da Fazenda do governo do presidente Floriano Peixoto, deu exemplo de espírito público na defesa de direitos humanos na gestão pública por meio de sua coragem de enfretamento à tentativa de detentor de poderes da República contra a atuação do Tribunal de Contas em prol da moralidade da administração.

Para o servidor Marco Antônio Garabini, auditor de Controle Externo do TCE/TO há 23 anos, o objetivo das comemorações é despertar e renovar nesses agentes o espírito público que marcou a postura exemplar de Serzedello Corrêa em defesa da moralidade da administração pública e da independência e autonomia do órgão constitucional de controle externo, bem como de promover o devido reconhecimento e valorização pela Nação,  principalmente no Estado do Tocantins, pela relevância de sua atuação para a consolidação e aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito, para a defesa da Constituição Federal e Estadual, para promoção da cidadania e para a defesa de direitos humanos na gestão do Estado brasileiro, ressaltou Garabini.

Sobre a classe

O Auditor de Controle Externo é o agente público cujas atividades são relativas à auditoria, inspeção e demais atribuições típicas de controle externo dos Tribunais de Contas do Brasil.

Esta data comemorativa está sendo consolidada através do Projeto de Lei n.º 4.708/2012, que está em trâmite na Câmara Federal, de autoria do Deputado João Dado (PDT-SP).

500