Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Servidoras do TCE/TO tiram dúvidas sobre prevenção do câncer de mama

Servidoras do TCE/TO tiram dúvidas sobre prevenção do câncer de mama

11 Visualizações
Publicado: 9 de outubro de 2018 - Última Alteração: 9 de outubro de 2018

Tamanho da Fonte

Roda de conversa faz parte da programação do Outubro Rosa.

Você sabe como realizar o autoexame para detectar alguma anormalidade nas mamas? A roda de conversa realizada na tarde desta terça-feira, 9, pelo Programa Qualidade de Vida do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, explicou às servidoras a importância da prevenção ao câncer. A iniciativa integra a programação da campanha “Outubro Rosa”.

 

A roda de conversa foi coordenada pela enfermeira e presidente da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer, Xênia Pollyana de Amorim. Ela ressaltou a necessidade da mulher conhecer o seu próprio corpo, pois o autoexame alerta em 60% os casos de câncer de mama. “Toda mulher deve procurar anualmente um ginecologista para ver a sua situação, com o avançar da idade, precisamos fazer esses exames, pois prevenir é a solução mais segura”, frisou.

 

IMG 8604 

 

A presidente também tirou dúvidas sobre como ser voluntária na instituição, que auxilia o tratamento oncológico em todo o Estado do Tocantins. “São pequenas ações que ajudam e transformam quem está precisando de urgência. Temos diversas atuações: visitas hospitalar, social e na casa de apoio; quem é da área da saúde pode fazer os exames preventivos; temos demandas administrativas, entre outras, então todo mundo pode participar e fazer a diferença na vida de alguém”, destacou a presidente.

 

 IMG 8626

 

A assessora de Diligência, Adriana Nunes Tavares, relatou que já estava interessada em se tornar voluntária da Liga Feminina. “Eu sempre tive vontade de participar da Liga, pois já participava das ações da minha igreja, mas esse encontro foi importante para tirar as dúvidas. Vai ser uma coisa que vai mexer muito comigo, me tirar da realidade, mas levar o amor é importante”, disse.

 

Mutirão

Entre 23 e 25 de outubro, haverá mutirões de coleta de exames relacionados ao câncer de mama e de colo de útero, todos gratuitos. Os resultados serão entregues em novembro. As interessadas devem agendar a coleta pelo telefone 3218-5526, no horário comercial.

 

O câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo, mas no Tocantins o câncer de colo do útero é o que mais leva elas a óbito. Os dois tipos podem ser prevenidos, e, por isso, a urgência da atenção da saúde da mulher.

 

O atendimento continuará após a campanha Outubro Rosa. A partir de novembro, os exames preventivos também poderão ser agendados nas segundas-feiras, também no horário comercial, e realizados nas quartas-feiras, às 18h. Todos gratuitos.

 

Campanha

Durante todo o mês de outubro serão recolhidas doações destinadas à Liga Feminina. Artigos de higiene pessoal, como shampoo, condicionador, creme dental, sabonetes, dentre outros, poderão ser depositados na caixa colocada no hall de entrada do edifício sede do TCE/TO.

 

IMG 8642