Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Superfaturamento e sobrepreço são temas de seminário

Superfaturamento e sobrepreço são temas de seminário

28 Visualizações
Publicado: 10 de agosto de 2018 - Última Alteração: 10 de agosto de 2018

Tamanho da Fonte

Nesta sexta-feira, 10, o segundo dia do Seminário de Auditoria de Obras Públicas, realizado pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), foi aberto com a palestra “Procedimentos de auditorias de obras públicas” com o diretor financeiro do Instituto Brasileiro de Auditorias de Obras Públicas (IBRAOP), Alysson Mattje. O presidente do instituto, Pedro Jorge Rocha de Oliveira, ainda orientou os servidores públicos estaduais e municipais que atuam nas áreas da engenharia e arquitetura sobre as novidades da lei de licitações, apresentadas no primeiro dia do evento.

 

O auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) e membro do Conselho Deliberativo do IBRAOP, André Baeta, explicou sobre as orientações técnicas OT-IBR 004/2012 e OT-IBR 005/2012, que são referentes à precisão do orçamento de obras públicas, métodos e procedimentos para apuração de sobrepreço e superfaturamento em obras públicas.

 

 DSC0089

 

Utilizando casos da Operação Lava Jato, André Baeta apresentou alguns acórdãos sobre superfaturamento e como os modelos da IBRAOP auxiliam na apuração das ilegalidades.

 

 DSC0110

 

Para o engenheiro civil, que presta serviços de Engenharia para os municípios de Lavanderia e Novo Alegre, Custódio Torres, o seminário aperfeiçoa o trabalho com o dinheiro público. “A capacitação atualiza e nos orienta para que erros não sejam cometidos”, avaliou.