Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Semana da Saúde no TCE/TO começa com palestra e atendimentos

Semana da Saúde no TCE/TO começa com palestra e atendimentos

28 Visualizações
Publicado: 11 de dezembro de 2019 - Última Alteração: 7 de abril de 2020

Tamanho da Fonte

Projeto está na 15ª edição e promove conscientização sobre qualidade de vida  

A Semana da Saúde promovida pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) foi aberta no auditório da Corte com a apresentação de canções natalinas pelo coral infantil da Escola Municipal de Tempo Integral Cora Coralina. Em seguida, aconteceu a palestra “Você se conhece? As emoções influenciando relacionamentos saudáveis”, com o psicoterapeuta Márcio Schultz, criador de treinamentos sobre autodesenvolvimento e gestão de pessoas.

 

Servidores assistiram à palestra que chamou a atenção para a competência emocional. Schultz explicou que “o tema fala de algo bastante sensível, porque provoca a reflexão sobre como as emoções estão influenciando o comportamento das pessoas”.

 

O psicoterapeuta afirmou que as emoções não são expostas apenas nos momentos críticos como raiva, alegria, etc… “Nós estamos o tempo todo sendo influenciados por elas, mais do que gostaríamos de admitir” e conclui questionando as pessoas “o autoconhecimento pode lhe ajudar?”. Schultz fez um misto entre o ambiente profissional e o pessoal, considerando que a questão organizacional é também de indivíduo.

 

O tema prendeu a atenção da plateia. O servidor Roberto Carlos Carvalho da Silva elogiou a escolha do palestrante e tema. “Foi uma palestra excelente e que nos trouxe uma importante reflexão. Porque a gente precisa olhar para dentro de si para poder enxergar o outro melhor”, disse.

 

Vanius Giroto Brito, também servidor do TCE, falou sobre o que mais chamou sua atenção na palestra. “Saber que as qualidades e defeitos que todos nós temos, e ver como isso pode melhorar a mim mesmo ensina a saber lidar com o colega que tem dificuldades, ou que funciona de uma forma diferente de você”, ponderou.

 

Osmarina Rodrigues Andrade, diretora de Recursos Humanos da Corte, disse que a semana da saúde tem esse objetivo: falar sobre os cuidados com a saúde física e mental e trazer os servidores à reflexão. “A gente traz os profissionais que fazem essa abordagem para propiciar às pessoas conhecimento sobre tudo isso e ainda temos os parceiros na programação da Semana da Saúde que nos ajudam a alcançar nosso objetivo. É muito importante que todos os servidores participem”, ressaltou a Diretora.

 

Expositores

 

Durante a semana, no hall de entrada do prédio principal do Tribunal de Contas, empresários, terapeutas e profissionais da Saúde expõem seus trabalhos e fazem atendimentos com aferição da glicemia e da pressão arterial, atualização do cartão de vacinação com aplicação de vacinas contra Tétano e Difteria (DT), Febre, Amarela (FA), Tríplice Viral e Hepatite B) dentre outras.

 

Vany Arrais Martins , empresária do ramo de alimentos e suplementos saudáveis, está expondo pela primeira vez na Semana da Saúde e, já no primeiro dia, se diz satisfeita com o projeto. “Estamos expondo uma parte do que a gente tem na loja, uma variedade imensa de produtos feitos com ingredientes naturais e a Semana da Saúde é uma boa oportunidade para alertar as pessoas a pensarem melhor sobre alimentação saudável, que é o futuro da gente”, alertou.

 

Aurilene Lourenço, que produz alimentos naturais, sem conservantes ou processamento e atende com terapia alternativa, faz parte da Semana da Saúde há três anos. Ela traz itens como castanhas caramelizadas naturalmente com gergelim e remédios fitoterápicos. “É muito importante se conscientizar sobre alimentação saudável. Hoje nós ganhamos vitalidade e saúde com os cuidados com a alimentação. Eu tenho 54 anos de idade com mais vitalidade que eu tinha aos 30 e é muito bom falar sobre isso com as pessoas”, afirmou Aurilene destacando os clientes que conquistou com sua participação na Semana da Saúde no TCE/TO.

 

A Semana da Saúde encerra no próximo domingo, 15, com a IX Caminhada e IV Passeio Ciclístico promovidos pelo Tribunal de Contas.

 

 

Confira a programação completa e participe!

 

Programação