Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Segundo módulo de curso aborda as Agendas de Pesquisas em Desenvolvimento Regional

Segundo módulo de curso aborda as Agendas de Pesquisas em Desenvolvimento Regional

35 Visualizações
Publicado: 4 de novembro de 2020 - Última Alteração: 7 de novembro de 2020

Tamanho da Fonte

Capacitação é voltada para aos pretensos candidatos à seleção de ingresso a mestrado

Agendas de Pesquisas em Desenvolvimento Regional foi o tema aplicado nesta quarta-feira, 4, segundo dia do curso de “Fundamentos teóricos e Tópicos da Metodologia da Pesquisa Social”, realizado pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), por meio do Instituto de Contas 5 de Outubro. A capacitação é voltada para aos pretensos candidatos à seleção de ingresso ao mestrado Controle, Desenvolvimento Regional e Governança Pública, modalidade Mestrado Interinstitucional da UFT – TCE-TO/ Unitins / Executivo Estadual. 

O professor doutor da UFT Waldecy Rodrigues, que ministrou a aula desta quarta-feira, pontuou sobre o assunto com conceitos e demonstrativos, ressaltando a importância do assunto que é o desenvolvimento regional e o aprofundamento do tema, para um bom planejamento e execução do investimento público. “O estudo sobre o desenvolvimento regional ajuda a obter um diagnóstico dos problemas socioeconômicos e ambientais de determinada região, assim também como as possíveis soluções para os mesmos”, destacou Waldecy. 

Os participantes do curso puderam expor os seus temas do trabalho de mestrado e discutir um pouco sobre cada um. A capacitação também trouxe um debate sobre o desenvolvimento Regional, que é um tema interdisciplinar, em função de sua natureza complexa e da possibilidade de contribuição de diversas áreas, seja em pesquisas teóricas ou empíricas, com o objetivo de relacionar o desenvolvimento a fatores endógenos ou exógenos. 

Confira a programação para os próximos dias:

Dia 5/11/2020: das 8h às 12h – Teoria dos Sistemas de Niklas Luhmann, com o conselheiro do TCE/TO André Luiz de Matos Gonçalves.

Dia 5/11/2020: das 14h às 18h – Tópicos de Metodologia da Pesquisa Social, com orientação do diretor-geral do Instituto de Contas, Júlio Edstron Secundino Santos.