Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Segunda etapa do TCE+Ação abordará o enfrentamento à corrupção

Segunda etapa do TCE+Ação abordará o enfrentamento à corrupção

7 Visualizações
Publicado: 8 de abril de 2019 - Última Alteração: 8 de abril de 2019

Tamanho da Fonte

Evento acontece quinta-feira,11, no auditório do TCE/TO, às 14h; inscrições abertas

 

O TCE+Ação: Governaça e Tecnologia realiza mais uma etapa do projeto nesta quinta-feira, 11, às 14h, no auditório do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO). Desta vez, será abordado o tema “Enfrentamento à corrupção: desafios e perspectivas para o futuro”. O evento tem como público-alvo os servidores da Corte e também o público externo. 

 

O palestrante será o promotor de justiça do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos, e especialista em combate à corrupção, crime organizado e terrorismo, Flávio Cardoso Pereira. 

 

O diretor-geral do Instituto de Contas 5 de Outubro, Júlio Edstron Secundino Santos, ressaltou a importância de mais esse passo do projeto. “O TCE+Ação adota o tema do combate à corrupção como forma de capacitação dos seus servidores e também de sensibilização do público externo para evitar o mau uso do dinheiro público”, destacou o diretor. 

 

O presidente do TCE/TO, conselheiro Severiano Costandrade, avalia a iniciativa: “Após o sucesso da primeira edição do projeto, estamos ampliando o público-alvo para receber, além de servidores e membros, representantes de órgãos de controle, instituições representativas e estudantes universitários. A temática ‘corrupção’ será amplamente debatida com o promotor de justiça, Flávio Cardoso Pereira”, comentou o presidente ao explicar outra intenção do projeto: “Pretendemos montar uma espécie de videoteca com a íntegra das palestras, para que o conhecimento seja compartilhado”.

 

Inscrições

 

As inscrições para o público interno e externo ainda estão abertas na página do Instituto de Contas no endereço https://ead.tce.to.gov.br/institutodecontas/iscon/cursos.php. Mais informações no telefone (63) 3232- 5950. 

 

 

Conteúdo

 

  1. Introdução ao fenômeno da corrupção
  2. Conceituação, causas e consequências da corrupção
  3. A dicotomia repercussão versus prevenção
  4. Algumas perspectivas de prevenção: participação popular, vontade política, transparência e prestação de contas
  5. A corrupção vista desde a teoria dos jogos
  6. Riscos e oportunidades: fatores importantes de decisão
  7. Algumas formas modernas de se investigar a corrupção: ação controlada, infiltração de agentes e whisteblowing

 

 

TCE+Ação

 

 

O lançamento do TCE+Ação, ocorreu no dia 1º de abril com palestra do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, que falou sobre “Governança e o Papel dos Tribunais de Contas”. 

 

A iniciativa busca desenvolver ações de qualificação para membros, servidores, jurisdicionados e para a sociedade em geral, por meio de capacitações com profissionais de reconhecida experiência no âmbito nacional e internacional. Durante o ano de 2019, serão realizados cursos com temas afins ao Controle Externo, focado nos tópicos da Governança e Tecnologia.