Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Saúde e qualidade de vida no trabalho

Saúde e qualidade de vida no trabalho

28 Visualizações
Publicado: 5 de abril de 2019 - Última Alteração: 5 de abril de 2019

Tamanho da Fonte

Corte conta com estrutura para auxiliar servidores no dia a dia

 

Um dos assuntos mais debatidos nos dias de hoje é a qualidade de vida dos brasileiros dentro e fora do ambiente de trabalho. Pensando em seus servidores, o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), por meio da coordenadoria de saúde da Corte, ligada ao serviço de fisioterapia, oferece Ginástica Laboral e Iso Stretching, atividades que buscam prevenir doenças que possam surgir no dia a dia. 

E como neste sábado, 6, é comemorado o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, e no domingo,7, Dia Mundial da Saúde, o TCE destaca ainda trabalhos realizados dentro da instituição para a prevenção ao tratamento de distúrbios ocupacionais como ler/dort, lesões por esforços repetitivos e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Uma série de exercícios físicos que são realizados com objetivo de melhorar à saúde dos funcionários. 

IMG 5602

 


A prática dessas atividades evitam lesões por esforços repetitivos, melhoram a circulação sanguínea e a postura do corpo, além de diminuir o estresse e beneficiar o desempenho no trabalho. “A maior manifestação clínica que eu tenho aqui no consultório são de dores na coluna vertebral, hérnia de disco, problemas nos ombros, punho, cotovelo e no quadril. Essas doenças geram grandes problemas para os servidores e afetam diretamente seu trabalho”, explica o fisioterapeuta do TCE, Henrique Muñoz. 

Ainda de acordo com Muñoz, quando o servidor procura os serviços que são feitos dentro do consultório, de imediato é realizado uma série de trabalhos no alívio da dor desses pacientes. São utilizados dois tipos de procedimentos: Quiropraxia e Osteopatia, entre outros, como equilíbrio neuromuscular e mobilizações neurais, são algumas das técnicas que entram para aliviar a dor dos funcionários.

 

IMG 5650

 

 

Resultados

 

A estagiária da Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistema e Banco de Dados, Thanyla Caroline, disse que não perde a oportunidade de fazer ginástica laboral. “Senti melhoras na minha postura. Nós programadores ficamos muito tempo sentados e a ginástica ajuda bastante”, pontua

“Os resultados são visíveis. Aprendemos a maneira correta de respirar e as dores nas articulações tiveram uma melhora significativa. Tudo que aprendo nas aulas de Iso Stretching utilizo quando estou no trabalho ou em casa mesmo”, ressalta a técnica de controle externo Zelita Soares.

 

 

Ginástica Laboral

 

A ginástica laboral consiste em exercícios específicos de curta duração (5 a 10 minutos) aplicados no ambiente de trabalho compensando as estruturas mais requisitadas, melhorando a percepção corporal e postural, promovendo educação em saúde e estilo de vida ativo, contribuindo para a melhora do clima organizacional, diminuição dos índices de acidente de trabalho, afastamento e absenteísmo.

 

Iso Stretching

 

O método Iso stretching é de origem francesa. A técnica ajuda a aumentar a força muscular, e como não tem impactos, não causa lesões musculares. Recomendado para todas as idades e tipos físicos, pois a força das contrações isométricas do alongamento é controlada e estabelecida de acordo com a potência muscular de cada um, a pessoa trabalha dentro do que o corpo suporta.    

 

Aulas

 

Todas às terças e quintas-feiras, às 17 horas, acontecem às aulas de Iso Stretching. Os servidores interessados devem procurar a coordenação de Saúde. Já a Ginástica Laboral é realizada diariamente nas salas dos departamentos em dias alternados.

 

Aproveite você também e faça parte desse movimento!