Roda de conversa esclarece dúvidas de servidoras sobre o câncer de mama
Tamanho da Fonte
Ação faz parte da campanha “Outubro Rosa – #TamoJunto Nessa Causa”
Na tarde desta sexta-feira, 18, as servidoras do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) participaram de uma roda de conversa conduzida pelo médico mastologista Nilo Coelho, que abordou o tema “Prevenção do câncer de mama”.
A ação faz parte da campanha Outubro Rosa – #TamoJunto Nessa Causa e tem o intuito de conscientizar das servidoras da Corte quanto a necessidade de ações preventivas no combate ao câncer de mama.
Ao iniciar o bate-papo, o especialista explicou que é de grande importância conversar e tirar as dúvidas sobre essa patologia, tendo em vista que os casos de câncer de mama têm crescido cada vez mais, sendo uma das principais causas de morte entre as mulheres no país.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) a projeção para 2019 é de 59.960 novos casos da doença no país. No Tocantins, estima-se 180 novos casos.
“A gente precisa evitar o máximo possível esses tipos de casos. Não podemos negligenciar a nossa saúde”, pontuou Nilo.
Durante a conversa, o mastologista apresentou os principais fatores de risco do câncer de mama, a exemplo da obesidade, menopausa tardia, menarca precoce, entre outros.
Além disso, ressaltou que alguns dos fatores para a prevenção da doença, assim como para ter qualidade de vida, são a prática de exercícios físicos, controle do peso e uma alimentação saudável.
Na ocasião também foram abordadas as medidas de prevenção, a detecção precoce, além de exemplos de como fazer o autoexame. No final, foram sanadas as dúvidas apresentadas pelas servidoras.
“A roda de conversa foi ótima, respondeu as minhas dúvidas. A oportunidade de entender um pouco mais sobre o assunto com um especialista é sempre muito bom”, avaliou técnica de controle externo Zelita Soares de Oliveira.