Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Reunião apresenta resultados do Planejamento Estratégico de Brejinho de Nazaré

Reunião apresenta resultados do Planejamento Estratégico de Brejinho de Nazaré

14 Visualizações
Publicado: 10 de maio de 2018 - Última Alteração: 10 de maio de 2018

Tamanho da Fonte

Números são relativos ao 1º trimestre de 2018

Durante reunião, realizada no último dia 27, em Brejinho de Nazaré, foram apresentados os resultados alcançados pela gestão municipal, no primeiro trimestre de 2018. O trabalho, desenvolvido desde o ano passado, é realizado pela prefeitura em parceria com o Tribunal de Contas do Tocantins.

Uma equipe do TCE/TO, composta por servidores da Terceira Relatoria e do Planejamento acompanhou a reunião, que foi conduzida pela prefeita Miyuki Hyashida. Também participaram do encontro membros do Conselho Regional de Economia do Tocantins, que desenvolvem este projeto junto com o município prestando apoio técnico, bem como secretários municipais e comunidade local, como alunos, professores, profissionais da saúde, servidores públicos, dentre outros.

IMG 6792


Resultados expressivos

Na reunião foi ressaltada a importância do planejamento estratégico para otimizar a gestão pública, comprovando a eficácia da ferramenta por meio dos resultados obtidos, dentre os quais merecem destaque o aprimoramento dos sistemas administrativos com a informatização dos processos organizacionais e implantação do plano de capacitação dos servidores públicos, o atendimento de saúde básica de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, além da redução de 12,11% do número de famílias em situação de vulnerabilidade.


Também foi apresentado resultados expressivos nas ações desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura, vocação natural do município, que elevou em mais de 25% o número de piscicultores no Parque Aquícola da cidade, já cumprindo a meta anual ainda no 1º trimestre do ano, e conseguiu, ainda, implantar 26 unidades de sistemas de microprodução (Sisteminhas da EMBRAPA), quase atingindo a meta de 30 unidades planejadas para todo o ano.


Outro bom resultado exposto foi em relação à arrecadação própria do município, que vem sendo elevada em razão do cumprimento das ações desenvolvidas dentro do planejamento estratégico.


Os números positivos do 1º trimestre são continuidade do bom resultado apresentado pelo município de Brejinho de Nazaré no exercício de 2017 e confirmam quanto é importante o planejamento estratégico na gestão pública municipal.


Parceria TCE/TO

A participação efetiva do Tribunal de Contas no sentido de auxiliar o município na elaboração do seu planejamento estratégico “é uma medida inédita que servirá de modelo aos demais, pois favorece o desempenho da administração pública, reduzindo o número de demandas judiciais e facilitando o trabalho do controle externo e do Ministério Público”, destacou o conselheiro relator, José Wagner Praxedes.

IMG 6740


Prêmio Innovare

O projeto Planejamento Estratégico foi inscrito 15º Prêmio Innovare, na categoria Tribunal, concorrendo como uma prática inovadora que contribui para o combate à corrupção, pois a qualidade deste trabalho está criando uma cultura de educação e planejamento na administração pública municipal, contribuindo com a transparência da gestão e gerando maior envolvimento de toda sociedade organizada do Município de Brejinho de Nazaré – Tocantins, incluindo os Conselhos de Educação e Saúde, professores, profissionais de saúde e assistência social, representantes de segmentos religiosos, entres outros.