Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Realizado 9º módulo do Projeto Repensar a vida

Realizado 9º módulo do Projeto Repensar a vida

24 Visualizações
Publicado: 4 de abril de 2014 - Última Alteração: 4 de abril de 2014

Tamanho da Fonte

O Projeto Repensar a vida, que tem o objetivo de oferecer condições para os servidores encerrarem sua carreira profissional com segurança e com novas perspectivas, realizou mais um módulo nesta quinta-feira, 3. A 9ª edição teve como temática “Saúde: cuidados e prevenção”. Palestras com profissionais da saúde trouxeram dicas para uma vida saudável após a aposentadoria.

A nutricionista Silvana Marques Figueiras Teixera, a Geriatra Paula Fleury Cunha, a Psicóloga Janaína de Araújo Rodrigues e o Fisioterapeuta José Henrique de Oliveira Muñoz trataram do assunto qualidade de vida e das medidas que devem ser tomadas para ter uma vida saudável na terceira idade. A boa alimentação aliada à prevenção de doenças, o planejamento de metas e a pratica de exercícios resultariam em longa vida, cheia de prazeres e a possibilidade de aproveitar muito bem a aposentadoria.

Além da parte biológica, a psicológica é fundamental, destaca a psicóloga Janaína de Araújo Rodrigues, que ressaltou a importância de manter a ambição, no sentido de desejar, de almejar o crescimento mesmo depois da aposentaria. “Não se deve pensar em perdas no que vai ficar para trás e sim nos desejos que ainda temos e no que ainda podemos realizar”.

O Fisioterapeuta José Henrique de Oliveira Muñoz apresentou a relevância do bem estar físico para a independência funcional e a necessidade do condicionamento físico e que os exercícios mais indicados são os de baixo impacto para evitar lesões, exemplo: natação, hidroginástica e caminhada e exercícios que fortaleçam a musculatura como: iso stretching, rpg, pilates e academia.

Ao final, foi exibido um vídeo motivacional.

 

IMG 1239

 

IMG 1248

 

IMG 1261

 

IMG 1263