Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Programa de Aposentadoria do TCE/TO é apresentado à UMA

Programa de Aposentadoria do TCE/TO é apresentado à UMA

47 Visualizações
Publicado: 25 de janeiro de 2017 - Última Alteração: 25 de janeiro de 2017

Tamanho da Fonte

Em comemoração ao dia do aposentado, a Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promoveu o evento “Aposentadoria e Cidadania”, no qual foi abordado os temas em duas mesas-redondas: “Reformas na Previdência Social: O que você precisa saber?” e “Programas de Preparação para Aposentadoria: Uma estratégia de cidadania”. O evento aconteceu na tarde de terça-feira, 24, na sede da UMA e teve como objetivo realizar reflexões acerca da cidadania do aposentado no Tocantins.


A diretora de Recursos Humanos do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), Osmarina Rodrigues, foi convidada para falar sobre o Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), ação desenvolvida pelo TCE/TO, desde e 2015, e que já beneficiou mais de 40 servidores. Também participou do momento a servidora do Tribunal, Janete Gomes.


Em sua fala, a diretora Osmarina Rodrigues destacou o “Projeto Repensar a Vida” que é a parte inicial de preparação para entrada no Programa de Aposentadoria. “O Tribunal de Contas é uma instituição que se preocupa com a valorização dos seus servidores. O PAI é uma dessas ações, voltada para o servidor que está encerrando sua carreira e entrando em um novo ciclo de vida”, explicou Osmarina.


A coordenadora nacional da UMA, Neila Barbosa Osório, frisou a importância de trabalhar essa preparação. “O mundo nesse século envelheceu mais do que nunca visto, ele ficou no último ciclo da vida e nós temos que nos prepararmos para essa nova fase, e o conhecimento dessa preparação é mínimo necessário para a gente viver com dignidade”


Dentre os presentes no evento, estavam o reitor em exercício da UFT, Luís Eduardo Bovolato e o professor doutor Luiz Sinésio Neto, também coordenador nacional da UMA.

 

IMG 4305 Matéria