Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Programa Agenda Cidadã tem avaliação positiva

Programa Agenda Cidadã tem avaliação positiva

46 Visualizações
Publicado: 26 de abril de 2013 - Última Alteração: 26 de abril de 2013

Tamanho da Fonte

TCE percorreu os quatro cantos do Estado durante os seis encontros regionais

Em 2013, o Programa Agenda Cidadã, promovido pelo Tribunal de Contas em parceria do Sebrae, foi sediado por seis cidades polos, contemplando os 139 municípios do Tocantins. Guaraí recebeu a caravana no dia 16 de abril, Araguaína, no dia 18, Araguatins, no dia 19. Depois foi a vez de Palmas (23/04), Dianópolis (25/04) e Gurupi (26/04).

 

No total, 1.247 pessoas participaram do programa. A cidade com o maior número de participantes foi Gurupi, com 265 inscritos.

 

Laboratórios

 

Em todas as cidades, o TCE entregou laboratórios de informática, que poderão ser usados por gestores, servidores públicos e moradores para participar de cursos e capacitações e utilizados em ações de inclusão digital das prefeituras. Com acesso à internet, as salas servem de estímulo ao controle social – a participação da sociedade na administração pública. Cada regional recebeu em torno de 30 computadores, mesas e nobreaks.

Outra novidade de 2013 que agradou aos participantes foi a cartilha elaborada em parceria com o Sebrae. Com perguntas e respostas. Uma espécie de guia para orientar os gestores a usar corretamente os recursos públicos.

 

Avaliação

Para a diretora do Instituto de Contas 5 de Outubro, Marilda Piccolo, a avaliação do programa é positiva: “Nós tivemos a presença maciça dos gestores e principalmente dos vereadores. Isso deixa o Tribunal muito feliz porque estamos levando conhecimento técnico para que os recursos públicos sejam bem aplicados”.

“Gostei bastante do evento. Esta iniciativa deve estar em pauta constantemente, pois é uma orientação para todos nós gestores, avaliou o vice-prefeito de Monte do Carmo.

A moradora de Gurupi, Madalena Vieira da Costa, confirma que encontros como o Agenda Cidadã, além de orientar os gestores, aproximam a comunidade do TCE. “Eu descobri o que é o Tribunal de Contas. Não é só cobrar, eles ensinam. Vou ser uma fiscal do dinheiro público, agora eu tenho base, não sou mais leiga”.