Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Primeira palestra da Semana da Saúde traz práticas integrativas e complementares

Primeira palestra da Semana da Saúde traz práticas integrativas e complementares

9 Visualizações
Publicado: 29 de novembro de 2017 - Última Alteração: 29 de novembro de 2017

Tamanho da Fonte

A primeira palestra da Semana da Saúde do TCE/TO, que iniciou as atividades, na tarde desta quarta-feira, 29, teve o tema “Terapia e Práticas Complementares na Saúde”. A palestra foi ministrada pela fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Carolina Raquel Honório Galan e ocorreu na sala 17, do Instituto de Contas 5 de Outubro.

 

Ao apresentar a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, a fisioterapeuta explicou que as práticas integrativas e complementares “São práticas alternativas aos tratamentos tradicionais ofertados pelo Sistema Único de Saúde. Uma das grandes contribuições que a PIC trouxe ao SUS foi um tratamento mais humanizado, que dê atenção ao paciente de forma holística”, disse.

 

IMG 0196

 

De acordo com a fisioterapeuta, Palmas é um dos 1.708 municípios brasileiros que oferecem a PIC. “ A rede pública palmense de saúde oferta Acupuntura, Homeopatia, Fitoterapia, Reike, Osteopatia e a Quiroprática. Os interessados podem procurar no Centro de Saúde mais próximo de sua residência, se o mesmo já oferece o serviço”, ressalta.

 

IMG 0179

 

Para a estagiária, Juliet Keterine, a palestra foi uma oportunidade para ampliar seus conhecimentos sobre as PIC disponíveis em Palmas. “É um tema muito curioso e que me chama atenção pela forma que o paciente é atendido”, complementa.

 

Programação dia 30

Para o dia 30 de novembro, com 30 vagas disponíveis, a oficina “Atendimento pré-hospitalar- Primeiros Socorros” será ministrada pelo capitão Clóvis Carneiro, na sala 16 do Instituto de Contas, às 14h. Na mesma data ocorre a oficina de Meditação, com 20 vagas, na sala 10 do Instituto de Contas, às 15h, e será Márcia Marbele Feitosa Ayrosa, a instrutora.

 

A programação, aberta tanto para os servidores da Corte de Contas como para toda sociedade, contém variedade de oficinas e palestras. Os participantes receberão certificados.

 

Para conferir a íntegra e efetuar a inscrição acesse aqui.