Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Prevenção de distúrbios ocupacionais no ambiente de trabalho

Prevenção de distúrbios ocupacionais no ambiente de trabalho

35 Visualizações
Publicado: 18 de fevereiro de 2014 - Última Alteração: 18 de fevereiro de 2014

Tamanho da Fonte

Serviço de fisioterapia realiza ciclo de palestras sobre o tema.

A Diretoria de Recursos Humanos, por meio da coordenação de saúde, através do serviço de fisioterapia, está realizando mais uma ação do programa “Qualidade de Vida”. Desta vez, o trabalho consiste de orientações, em todos os setores do TCE, com temas voltados para a saúde e o bem-estar do servidor.

 

Essas orientações tiveram inicio na última sexta-feira, 14, e o primeiro tema foi “O trabalho em posições fixas”, que tem como foco principal tornar o servidor apto a utilizar, de forma correta, as ferramentas de trabalho como cadeira, mesa, teclado, mouse e monitor, proporcionando menor gasto de energia, protegendo as estruturas do corpo e prevenindo a instalação de distúrbios ocupacionais . O serviço de fisioterapia fará as visitas nas salas, juntamente com a ginástica laboral, que continua sendo realizada diariamente.

 

Uma vez realizada essa primeira etapa, a equipe passará a abordar outros temas: Hérnia de disco em ambientes de trabalho; Algias, ou seja, dores no punho, cotovelo e ombros; Osteóftos, conhecido como “bico-de-papagaio”, no ambiente de trabalho; Algias na coluna cervical e lombar; e Enxaqueca e cefaleia tensional em ambiente de trabalho.

 

Além dessa ação, está disponível online a todos os servidores do TCE o serviço de protocolo de Registro Clínico que vai traçar o perfil ocupacional de cada funcionário. Esse registro mapeará os riscos ergonômicos existentes em cada trabalho o que possibilitará o levantamento de dados estatísticos de distúrbios ocupacionais, com vistas a se estabelecer metas para a sua prevenção. O fisioterapeuta estará com cada servidor para as orientações do preenchimento das planilhas.

 

Palestras Qualidade de Vida 14.02 001 OK

 

Palestras Qualidade de Vida 14.02 002 OK