Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Presidente do TCE/MT visita o Tocantins e apresenta projetos

Presidente do TCE/MT visita o Tocantins e apresenta projetos

15 Visualizações
Publicado: 9 de abril de 2015 - Última Alteração: 9 de abril de 2015

Tamanho da Fonte

TCE/TO deve implantar programa de aposentadoria similar ao de Mato Grosso

 

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, conselheiro Waldir Júlio Teis, e o secretário geral da Presidência, Emanoel Gomes Bezerra Júnior, estiveram no TCE Tocantins, na manhã desta quinta-feira, 9. Eles foram recebidos pelo conselheiro presidente, Manoel Pires dos Santos, e logo em seguida participaram de uma reunião onde foram apresentados o Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) e o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA), ambos desenvolvidos pela corte mato-grossense.

 

Aposentadoria

 

O PAI foi implantado pelo TCE/MT em 2014 e alcançou 100 por cento de adesão. De acordo com o conselheiro Waldir Teis, o objetivo principal foi valorizar os servidores com maior tempo de serviço e que dedicaram muitos anos de trabalho à instituição. Assim foram criados incentivos específicos para os funcionários que já se enquadravam nos critérios legais para aposentadoria.

 

Durante a reunião, o conselheiro e o secretário geral detalharam a metodologia adotada para a implementação do programa e os resultados práticos obtidos para a instituição e também para os servidores.

 

O TCE/TO pretende implementar um programa similar ao de Mato Grosso. Nos próximos dias, segundo informações do conselheiro Manoel Pires dos Santos, deverá ser instituída uma comissão que vai analisar e propor a criação do programa no âmbito do Tribunal do Tocantins.

 

 

SIGA

 

O SIGA é um sistema desenvolvido pelo TCE/MT e que está em fase de implantação junto aos jurisdicionados municipais de Mato Grosso, englobando as áreas Contábil e Administrativa. O projeto é 100 por cento web, o que significa que os dados registrados são totalmente online, permitindo que o Tribunal realize auditorias simultâneas à realização das despesas por parte dos municípios.

 

Participaram da reunião sobre o PAI, além dos representantes do TCE/MT e do presidente do TCE/TO, os conselheiros substitutos José Ribeiro da Conceição e Moisés Vieira Labre, o procurador de contas Zailon Miranda Labre Rodrigues, o chefe de gabinete da Presidência, Flávio de Almeida Godinho, o diretor geral de Administração e Finanças, Marcelo Olímpio Carneiro Tavares, a diretora de Recursos Humanos, Osmarina Rodrigues Andrade e o diretor de Informática, Francisco de Assis. A reunião do SIGA também contou com as presenças da diretora geral de Controle Externo, Wellane Monteiro Dourado da Silva e da coordenadora de Acompanhamento Contábil e Gestão Fiscal, Najla Mansur Braga.

IMG 2392

IMG 2421