Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Prefeitos, vereadores e equipe técnica de 27 municípios do extremo norte participam de reunião

Prefeitos, vereadores e equipe técnica de 27 municípios do extremo norte participam de reunião

12 Visualizações
Publicado: 21 de março de 2017 - Última Alteração: 21 de março de 2017

Tamanho da Fonte

Encontro foi promovido pela Segunda Relatoria do TCE/TO

“É importante trazê-los ao Tribunal, pois é uma oportunidade de ampliar os canais de comunicação entre municípios e TCE. Eu me coloco à disposição dos que vão estar à frente de seus municípios nos próximos quatro anos”. Ao proferir essas palavras, o responsável pela Segunda Relatoria do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), conselheiro relator André Luiz de Matos Gonçalves, abriu oficialmente a reunião técnica com representantes de 27 municípios do extremo norte do Estado, região conhecida como Bico do Papagaio.

IMG 7381

O objetivo do encontro, que reuniu prefeitos, presidentes de Câmaras, secretários e demais técnicos dos municípios, na manhã desta terça-feira, 21, foi chamar a atenção para a importância da missão que cada um assumiu e das consequências caso não a cumpram dentro da legalidade.

Conselheiro André explicou temas técnicos da administração pública, como orçamento e planejamento, despesas com pessoal, repasses para o legislativo, fracionamento de despesa, contratação por inexigibilidade de licitação, pregão eletrônico e portal da transparência.  “Os gestores precisam saber escolher bem sua equipe de trabalho, para que não tenham uma má gestão e suas contas não sejam rejeitadas”, ressaltou o conselheiro relator.

IMG 7398


O presidente do TCE/TO, conselheiro Manoel Pires dos Santos, parabenizou a todos pela participação. “Ver esse auditório lotado mostra realmente a vontade de acertarem durante a gestão. Parabenizo também o conselheiro André e sua equipe, pela realização desse evento, que só reforça o papel do Tribunal de Contas de orientar para que os gestores cumpram seu papel devidamente”, finalizou o presidente.

Para o prefeito do município de Ananás, Valber Saraiva de Carvalho “a reunião foi muito boa e minhas dúvidas esclarecidas. Gosto de participar dos eventos do TCE, sempre venho para ter orientações e ampliar meus conhecimentos para que possa exercer de forma plena minha gestão”, avaliou o prefeito.

Na programação do evento, sete palestras trataram dos temas: SICAP Contábil e Gestão Fiscal, abordado pela titular da coordenadoria de acompanhamento contábil e gestão fiscal, Najla Mansur Braga; CADUN – Cadastro Único, ministrada pelo analista de sistemas Alziro Valério Borges Alves; SICOP – Sistema de Comunicação Processual e o Portal E-Contas, proferida pelo analista de sistemas Marcus Barbosa Pinto; SICAP – Licitações, Contratos e Obras, apresentada pelo auditor de controle externo Flávio Brito Teixeira e pelo técnico de controle externo, Osli Adriel de Melo; SICAP – Atos de Ptessoal, com a coordenadora de Controle de Atos de Pessoal, Fernanda Almeida Correa Antunes; IEGM – Índice de Efetividade da Gestão Municipal, abordada pela coordenadora de auditorias especiais, Lígia Braga; e por fim a palestra “Divergências recorrentes nos processos de auditorias”, apresentada pela titular da Segunda Diretoria de Controle Externo, Dilce Stakoviak.

IMG 7432

IMG 7442

IMG 7455

IMG 7468

IMG 7479

IMG 7490

IMG 7497

IMG 7504