Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Plano Estratégico de Pedro Afonso é avaliado como divisor de águas para o município

Plano Estratégico de Pedro Afonso é avaliado como divisor de águas para o município

8 Visualizações
Publicado: 3 de maio de 2019 - Última Alteração: 7 de abril de 2020

Tamanho da Fonte

Documento foi lançado para a comunidade nesta sexta-feira, 3

Educação de excelência com a qualificação de todos os professores e a garantia de 100% de cobertura da atenção básica de saúde estão entre as 49 metas do Plano Estratégico do município de Pedro Afonso, lançado para a comunidade, na manhã desta sexta-feira, 3. 

 

O documento, elaborado pela prefeitura, em parceria com o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) e apoio do Conselho Regional de Economia (Corecon), prevê ações de avanço em todos os setores, programadas para serem cumpridas pela gestão municipal até o ano de 2022. 

 

Durante o evento, sediado no auditório da prefeitura de Pedro Afonso, a assessora especial de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional do TCE/TO, Márcia Gonçalves, apresentou o mapa estratégico do município, com 12 objetivos. 

 

Palestra em Pedro Afonso4

 

De acordo com o secretário de Planejamento e Modernização da Gestão de Pedro Afonso, Fernando Moraes, o Plano representa um divisor de águas para a cidade de 15 mil habitantes banhada pelo rio Tocantins e também pelo rio Sono. “Em um cenário onde os recursos públicos minguam e as demandas aumentam, atuar de forma planejada e estratégica é essencial para atender os anseios da comunidade”, pontuou.

 

Comunidade participativa

 

O encontro contou com a presença expressiva dos moradores. “Quando divulgaram o lançamento fiz questão de participar. O que eu mais gostei foi saber que meu sonho da casa própria poderá ser realizado, já que estão previstos projetos para a habitação”, declarou a vendedora Maria Luiza Pacheco. 

 

Para o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Soares Mariano, é um momento de alegria testemunhar a participação atuante da sociedade pedroafonsina nessa data memorável. “A construção do nosso plano veio a partir da demanda da própria comunidade. Estamos inaugurando uma nova forma de governar”, frisou o prefeito.

 

DSC 5611

 

Jaime Mariano agradeceu o apoio do TCE na elaboração do projeto. “Para nós, é motivo de muita satisfação ter feito esse planejamento estratégico em parceria com o Tribunal de Contas”. 

 

O presidente do TCE, conselheiro Severiano Costandrade, destacou que a elaboração do Plano Estratégico de Pedro Afonso foi iniciada há 9 meses, sob a coordenação da Primeira Relatoria do Tribunal, na qual era o relator responsável. “Todo o trabalho desenvolvido, desde a primeira reunião até a aprovação do plano foi imprescindível e desafiador. Mas, hoje, 3 de maio, é um momento importante. Hora de arregaçarmos as mangas e colocarmos em prática todas as ações planejadas em benefício da população de Pedro Afonso”, pontuou o presidente. 

 

DSC 5638

 

Severiano Costandrade ainda ponderou da intenção de estender a ideia para os demais municípios tocantinenses.

 

Conselheiro Manoel Pires dos Santos relembrou que na gestão em que esteve à frente da presidência da Corte de Contas, em 2017, ocorreu de forma pioneira a implantação do Plano Estratégico no município de Brejinho de Nazaré, elaborado pela prefeitura em parceria com a Terceira Relatoria do Tribunal. “Fazemos um apelo aos gestores da necessidade de administrar com estratégia”. 

 

A prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida, falou para os presentes da experiência inovadora. “Temos que deixar um legado, um feito, para quem acreditou na gente e o planejamento é a ferramenta certa”.

 

 

Inspiração

 

Prefeitos de outros municípios do Estado também prestigiaram o evento. “Planejamento, nos dias atuais, é a única ferramenta para se conseguir fazer algo relevante para os cidadãos”, disse o prefeito de Novo Acordo, Elson Nino. “Temos que nos inspirar em boas iniciativas. Valeu estar aqui”, concluiu.

 

Confira, abaixo, algumas metas do Plano: