Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Plano de Gestão 2019/2020 é lançado pelo TCE/TO

Plano de Gestão 2019/2020 é lançado pelo TCE/TO

16 Visualizações
Publicado: 30 de maio de 2019 - Última Alteração: 30 de maio de 2019

Tamanho da Fonte

Fiscalizações concomitantes, zerar o estoque de processos e o uso de novas tecnologias estão entre as ações da Corte

Zerar o estoque de processos, priorizar a fiscalização concomitante (simultânea) e o uso de novas tecnologias são algumas das ações previstas no Plano de Gestão 2019/2020 do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), traçado sob as diretrizes Governança e Tecnologia, com base no Planejamento Estratégico 2016-2021 e que foi lançado na tarde desta quinta-feira, 30, no Instituto de Contas 5 de Outubro. 

 

IMG 1063

 

O presidente da Corte, conselheiro Severiano Costandrade reiterou que todo trabalho foi feito após várias reuniões entres diretores e todos os departamentos do órgão, coordenadas pela assessora especial de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional, Márcia Cristina Gonçalves. 

 

“É com o espírito de unidade, de equipe, que devemos estar voltados no nosso dia a dia. Esse plano é do tribunal, um plano para que possamos executá-lo e dar uma resposta a sociedade do que está sendo realizado aqui. E com o uso da tecnologia é possível encurtar esse caminho e trabalharmos de forma dinâmica, sempre visando o controle externo”, destacou o presidente. 

 

IMG 1049

 

O corregedor, conselheiro José Wagner Praxedes, ao lado de parte da sua equipe pontuou os três pontos principais que a Corregedoria vai focar: reduzir o acervo processual (zerando o estoque), ações de acompanhamento da assiduidade e permanência dos servidores no ambiente de trabalho e a qualidade dos relatórios de auditoria, como instrumento de melhoria da entrega da prestação de serviços à sociedade. “São ações que serão acompanhadas de perto. Vamos agir diariamente para melhorar o andamento dos processos dentro dessa Corte”, destacou o conselheiro. 

 

IMG 1076

 

Já o diretor de TI, Francisco Júnior, apresentou novos sistemas que serão implantados como o aplicativo mobile, que terá tudo o que os jurisdicionados precisam na palma da mão. “O lançamento será no segundo semestre e a ideia é aproximar cada vez mais os jurisdicionados do Tribunal de Contas. Este sistema vai encurtar o caminho para muitos processos, já que será possível emitir alertas, peticionar entre outras coisas”, destacou. 

 

Júnior ressaltou ainda que novos projetos como o SEi destinado a prefeituras e programas na área de jurisprudência já estão em andamento. “Além disso, o uso da inteligência artificial deverá ser aplicado para fazer o cruzamento de dados do sistema Sicap”, explicou.

 

IMG 1087

 

A Assessoria de Comunicação apresentou um vídeo com a campanha especial do Dia das Mães com a digital influencer Jackline Arantes, que alcançou um grande público nas redes sociais do Tribunal, interagindo com os seguidores. O setor também tem explorado o uso de novas tecnologias para levar as informações da Corte de Contas de forma clara e rápida. 

 

IMG 1097

 

Dênia Maria Almeida da Luz, diretora-geral do Controle Externo, reforçou que o foco principal será na fiscalização concomitante, mas sem deixar de lado as auditorias e inspeções, que continuarão acontecendo normalmente. “O foco é agir de forma preventiva para evitar o desperdício do dinheiro público. Ao invés de imputar débitos, queremos evitá-los. O objetivo é essa inversão de valores para ao invés de apresentarmos dados de débitos, mostrarmos números positivos com as ações de prevenção”, afirmou a diretora.