Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Paz no trânsito é tema da VII Caminhada e II Passeio Ciclístico do TCE/TO

Paz no trânsito é tema da VII Caminhada e II Passeio Ciclístico do TCE/TO

14 Visualizações
Publicado: 2 de dezembro de 2017 - Última Alteração: 7 de abril de 2020

Tamanho da Fonte

 

Cerca de 300 pessoas participaram do evento na manhã deste sábado. 

A administradora Viviane Ribeiro levantou cedo na manhã deste sábado, 2, e trouxe suas amigas e filhos para a VII Caminhada e II Passeio Ciclístico do TCE/TO, cujo tema é a Paz no Trânsito. “É uma oportunidade de fazer uma atividade diferente do dia a dia e ainda conscientizar meus filhos sobre o respeito no trânsito”, relatou animada. A concentração reuniu cerca de 300 pessoas no pátio do prédio sede do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO).


“É um momento de confraternização e descontração”, disse o contador Claudio Reydaclã Sousa de Araújo, que mora em Guaraí e a convite dos amigos veio participar pela primeira vez da caminhada. Também foi a estreia em um passeio ciclístico do assessor técnico do TCE/TO, Washington de Sousa Melo, que aproveitou o evento para começar a praticar esporte. “Eu tinha uma vida sedentária e agora vi uma chance de começar esse hobby”, disse.


O presidente do Tribunal, Manoel de Pires dos Santos, agradeceu a presença de todos e já convidou para as comemorações dos 29 anos da Corte de Contas do Tocantins, que serão realizadas em 2018. “Agradeço também a participação dos grupos de pedais como os Amigos Bike Clube, Amo Pedalar, Batom Rosa, Bike Anjo, Coyote Bike, Elite Bike, Giro Bike, Pedal Alternativo e Taquaras Bike”, destacou.


No evento também, foi lembrado que o TCE/TO, está de portas abertas para o cidadão, por meio da ouvidoria e o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). Os canais de comunicação possibilitam o recebimento  de denúncias e pedidos de informação.


Conscientização

De acordo com os dados do Projeto Vida no Trânsito, a Capital, até outubro deste ano, foram registradas 33 mortes em 2017 no trânsito, sendo 66 acidentes graves e 840 leves. Ao receber uma placa com a homenagem ao Movimento Paz no Trânsito, a integrante do grupo e juíza do Trabalho, Suzidarly Ribeiro Teixeira Fernandes, ressaltou a importância da participação para buscar uma solução. “Precisamos mudar nossos hábitos, colocar o trânsito na pauta dos nossos assuntos do dia, sendo exemplos positivos para as crianças que estão aqui”, pontuou.


Pela dedicação pessoal para impulsionar o esporte tocantinense a níveis mais elevados, também foram homenageados o bicampeão estadual de Ciclismo de Estrada na categoria Elite masculino, Evandro Amaral, a bicampeã estadual de Ciclismo de Estrada categoria Elite feminina, Patrícia Figueira, o 1º sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, tricampeão estadual de Ciclismo de Estrada e Contrarrelógio e 1º atleta tocantinense a finalizar o mundial Ironman, Vander Praxedes, e o triatleta e participante do Ironman 70.3 nos Estados Unidos, Túlio César de Oliveira.


Participante do 1º Triathlon do Brasil, realizado em 1984, o médico Túlio César de Oliveira, tinha dado uma pausa na vida de atleta para se entregar à sua formação acadêmica e profissional. Trinta anos depois, aos 60 anos, voltou a participar das competições, entre elas o Ironman 70.3 (famosa prova com a distância de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida) nos Estados Unidos. “É uma enorme satisfação ver que o Tribunal de Contas se preocupa com a saúde dos servidores e da população em geral, estimulando a adoção de vida saudável, que transforma reduz o hormônio cortisol e aumenta a endorfina, proporcionando bem-estar e prevenindo doenças como depressão.” ressalta.


Também receberam placas de homenagem, pelo apoio à realização do evento, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, o Departamento Estadual de Trânsito e a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas.


Aos participantes que concluíram o trajeto, foi entregue um kit com camiseta, boné e medalha. Os alimentos arrecadados durante a inscrição serão destinados à Campanha Natal Solidário do TCE/TO.