Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Parceria entre TCE e CGE é reforçada durante encerramento de capacitação

Parceria entre TCE e CGE é reforçada durante encerramento de capacitação

27 Visualizações
Publicado: 20 de março de 2013 - Última Alteração: 20 de março de 2013

Tamanho da Fonte

Curso, que terminou nesta sexta-feira, 14, abordou “Tomada de Contas Especial e Prestação de Contas de Convênios.”

Terminou na manhã desta sexta-feira, 15, o curso “Tomada de Contas Especial e Prestação de Contas de Convênios.” Cerca de 80 servidores da Controladoria Geral do Estado (CGE) foram capacitados entre os dias 11 e 15 de março, como resultado de parceria entre o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) e a CGE.

O presidente da Corte de Contas, conselheiro José Wagner Praxedes, o secretário-chefe da CGE, Ricardo Eustáquio de Souza e o diretor geral de Controle Externo do TCE, auditor José Ribeiro da Conceição, participaram do encerramento das atividades.

“A parceria com o TCE vai continuar e nós vamos estar presentes no Programa Agenda Cidadã, em abril, para conversar com os prefeitos sobre convênios com o Governo do Estado”, anunciou Souza, que ainda fez agradecimentos a toda equipe do Tribunal de Contas pela capacitação ministrada aos servidores.

O conselheiro José Wagner alertou os cursistas sobre a importância das atividades que eles vão desempenhar, pontuando que muitos responsáveis pelo Controle Interno têm sido penalizados por autorizar despesas, que depois são julgadas irregulares pelo TCE.

“Na dúvida, vocês sempre podem consultar, tanto o secretário-chefe como a equipe do Tribunal. O certo é que vocês não devem atestar despesas sem plena consciência do que está fazendo”, reforçou, destacando que a Corte de Contas está aberta para orientar, antes de punir.

Já o auditor José Ribeiro parabenizou a equipe pela presença maciça no curso. “A grande participação mostra o interesse em acertar. Vocês estão de parabéns”, elogiou.

Avaliação

Os servidores elogiaram a capacitação, principalmente, a possibilidade de interagir com os colegas, já que isso contribui com o nivelamento técnico dos servidores.

“Foi um curso muito válido, uma oportunidade de reciclagem do conhecimento, pois tirei todas as dúvidas que tinha”, destacou a servidora da CGE, Dinara Prado.

Também servidor da instituição, Jesus Luiz de Assunção Júnior pontuou que a capacitação preparou a equipe para resguardar o recurso público. “Com o curso poderemos uniformizar os atos da CGE, pois houve um nivelamento do conhecimento, por meio do diálogo com os colegas”, disse.