Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Palestra sobre Controle Social é ministrada para alunos da Escola Frederico Pedreira

Palestra sobre Controle Social é ministrada para alunos da Escola Frederico Pedreira

15 Visualizações
Publicado: 19 de junho de 2018 - Última Alteração: 7 de abril de 2020

Tamanho da Fonte

Tema foi apresentado pelo Grupo de Estudos de Direito Administrativo e Ouvidoria do TCE/TO.

Na tarde desta terça-feira, 19, os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, de Palmas, assistiram a palestra sobre como exercer o Controle Social. Na oportunidade, os estudantes conheceram as competências e atribuições dos conselhos municipais de Educação, Saúde, Pessoa Idosa, Conselho Tutelar, Assistência Social e Alimentação Escolar, bem como sanaram as dúvidas a respeito de cada um deles.

 

Os temas foram abordados pelos acadêmicos de Direito da faculdade CEULP/ULBRA, que fazem parte do Grupo de Estudos Administrativos – GEDA, que é parceiro do Tribunal de Contas no Estado do Tocantins (TCE/TO) e coordenado pela professora e auditora de Controle Externo do TCE/TO, Dagmar Gemelli.

 

“Hoje nós conhecemos mais sobre os nossos direitos e deveres, o que se passa no Estado, no município e até mesmo fora deles. Nos informamos sobre as verbas que vem e o que são feitas com elas. Além dos cursos online gratuitos e oportunidades que nós temos estudando pelo site do TCE”, disse a estudante do 3º ano do ensino médio, Isabela Brasil.

 

Concurso Fiscalize em 1 Minuto

 

A assistente de Ouvidoria, Carolina de Paula, convidou os alunos presentes para participar do concurso de vídeos pelo celular “Fiscalize em 1 Minuto”, que está com suas inscrições abertas até 11 de julho. A servidora ainda apresentou os canais de comunicação do TCE/TO, comentou exemplos de mau uso do dinheiro público que podem ser denunciados, além de abordar sobre a Lei 13.460, que trata sobre os direitos de defesa do usuário do serviço público.

 

“Quem denuncia, ajuda o TCE a descobrir os problemas que existem na aplicação dos recursos públicos”, explicou a assistente.

 

As ferramentas disponibilizadas no site do TCE/TO sobre a gestão pública, a exemplo do Portal da Transparência, o Portal e-Contas e o Sicap/LO também foram apresentadas, assim como o curso sobre Controle Social e Transparência Pública.