Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Ouvidoria disponibiliza WhatsApp para receber denúncias

Ouvidoria disponibiliza WhatsApp para receber denúncias

11 Visualizações
Publicado: 30 de abril de 2018 - Última Alteração: 30 de abril de 2018

Tamanho da Fonte

A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) disponibiliza o aplicativo de mensagens WhatsApp como uma nova ferramenta de comunicação entre a população e a Corte de Contas. Por meio do número 63 9-9938-3255, o cidadão pode: comunicar irregularidades praticadas pelos gestores públicos; solicitar informações nos termos da Lei 12.527/2011; sugerir melhorias ao TCE e reclamar ou elogiar servidores e serviços prestados pelo próprio Tribunal de Contas.

De acordo com a assistente de ouvidoria do TCE/TO, Carolina Vieira de Paula, o WhatsApp é uma ferramenta prática e acessível, que auxilia aqueles que não tem acesso fácil à internet rápida a contribuir com a fiscalização dos recursos públicos.

“Muitas pessoas têm mais facilidade de acesso ao WhatsApp do que ao site do TCE devido à falta de qualidade da internet remota e das limitações tecnológicas nas redes do interior. O aplicativo facilita a troca de dados e o envio de documentos para complementar a demanda do cidadão”, pontuou.

“Uma vez recebida a “mensagem via WhatsApp” a gente vai cadastrar a manifestação e os anexos enviados pelo cidadão no sistema da Ouvidoria. Depois disso, responderemos a mensagem original informando o número de protocolo e os meios para o acompanhamento da demanda, que pode ser por telefone ou no site do TCE/TO. Nosso objetivo é oferecer aos cidadãos melhor resultado no menor tempo possível”, explicou Carolina de Paula.

A nova ferramenta funciona 24 horas por dia, mas as demandas são apuradas em horário comercial da Ouvidoria, de 12h às 18h0. O cadastro das demandas remetidas através do WhatsApp poderá ser feito em modo aberto/identificado, sigiloso ou anônimo, seguindo a opção do denunciante.

Balanço

A Ouvidoria e o SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) são duas unidades que permitem a comunicação direta do órgão com a comunidade. Ambos os canais funcionam juntos, mas cada um atende a demandas diferentes. Além do WhatsApp, as denúncias podem ser feitas presencialmente, pelo site do TCE/TO, e-mail, ou pelo telefone 0800 644 5800.

Com o auxílio desses canais, foram identificadas mais de 300 manifestações, no ano de 2017, sobre denúncias feitas pela população. Em 2018, até o mês de fevereiro, já são 87 registros. Além disso, entre os anos de 2016 e 2017, 65% mais cidadãos utilizaram a ouvidoria para contribuir com denúncias.

Essas demandas depois de respondidas pelos responsáveis técnicos, foram consolidadas em um relatório que ofereceu dados gerenciais que colaboram para a escolha dos municípios e dos órgãos estaduais que serão fiscalizados em 2018.