Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Novo e-Contas moderniza Sessão Plenária do Tribunal

Novo e-Contas moderniza Sessão Plenária do Tribunal

20 Visualizações
Publicado: 21 de agosto de 2019 - Última Alteração: 21 de agosto de 2019

Tamanho da Fonte

Terceira etapa do sistema foi lançada nesta quarta-feira,21, no Pleno

Alinhado às diretrizes Governança e Tecnologia, o presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), conselheiro Severiano Costandrade, lançou nesta quarta-feira,21, no Pleno, o terceiro pacote do novo e-Contas, que corresponde ao módulo de Sessão Plenária, e moderniza os trabalhos durante a sessão do Pleno e das Câmaras. 

 

Severiano aproveitou a oportunidade para parabenizar as equipes de informática, diretoria-geral, o conselheiro substituto Moisés Vieira Labre, que esteve na coordenação do projeto e, os demais setores que contribuíram para implantação dessa nova ferramenta. “Esse é mais um avanço tecnológico do Tribunal para ajudar na celeridade dos trabalhos e vem de encontro às diretrizes desta gestão que são a Governança e a Tecnologia”, enfatizou o presidente. 

 

Esse sistema é responsável por auxiliar os relatores e secretarias das Câmaras e Pleno nos julgamentos dos processos. A equipe da Diretoria de Informática, além de atualizar a ferramenta para uma tecnologia mais moderna, trabalhou para que todos os documentos da sessão sejam elaborados no próprio sistema, a exemplo do que já acontece com o SEI. Isso permite que o próprio relator realize correções durante a sessão. 

 

IMG 4476

Antes esses documentos estavam em PDF e para fazer alterações era necessário anexar novamente o corrigido. Vale destacar que a partir da elaboração dos documentos no próprio sistema, há a possibilidade de se realizar pesquisas no conteúdo, o que era impossibilitado com arquivos em PDF. 

 

Assinaturas 

 

Antes em PDF, as assinaturas eram adicionadas na última página do documento. Agora, elas seguem o estilo do SEI, onde há um QR Code validando a autenticidade do documento. Outra novidade são as ementas que passam a ser semiautomatizadas e padronizadas, sendo um instrumento de classificação do processo para o Sistema de Jurisprudência. 

 

E falar em Sistema de Jurisprudência, foi adicionada também no novo e-Contas a possibilidade das relatorias indicarem decisões interessantes para serem analisadas pela assessoria da área no módulo administrativo do Sistema de Jurisprudência, entregue ao departamento no último dia 13. Além disso, com a implantação desse módulo Sessão Plenária, será possível automatizar o Boletim Oficial.