Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Memorial TCE/TO está aberto para visitação

Memorial TCE/TO está aberto para visitação

22 Visualizações
Publicado: 25 de novembro de 2014 - Última Alteração: 25 de novembro de 2014

Tamanho da Fonte

 

O Memorial TCE/TO, inaugurado em 20 de novembro, está aberto para visitação. Para agendamento de visitas, que são guiadas, ligar no número (63) 3232-5963 ou enviar e-mail memorial@tce.to.gov.br.

 

O Memorial TCE/TO está instalado no edifício administrativo da Corte de Contas, local que ficava a sala de Sessões Plenárias “Conselheiro Antônio Gonçalves de Carvalho Filho”.

 

Memorial TCE/TO

Histórias representadas no Memorial revelam a importância que o Tribunal de

Contas vem dando aos 25 anos dedicados ao controle dos gastos públicos no Estado do Tocantins. Por meio de exposições permanentes, painéis autoexplicativos, linha do tempo, organogramas e galeria de conselheiros o Memorial objetiva preservar a memória da Corte, do seu surgimento aos dias atuais. Nele, estão disponíveis desde informativos, fotografias, revistas, biografias e outros objetos fundamentais à compreensão da evolução histórica da instituição.  Cabe mencionar que no Memorial também há preservação de alguns móveis que foram utilizados pelos primeiros membros e servidores desta Corte.

 

Outro objetivo em destaque é o estabelecimento de novos laços com a comunidade tocantinense e o público em geral, considerando as atribuições do Tribunal e as ações de transparência administrativa, contemplando, ainda, o acesso à informação.

Assim, o Memorial faz o compartilhamento de dados, documentos, experiências do Tribunal e permite o olhar do cidadão tocantinense, e dos visitantes de outros Estados e outros países, sobre os registros dos 25 anos de funcionamento da Instituição. ;

 

O que pode ser conferido no Memorial

 

Maquete do Edifício do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins

A Maquete demonstra a ideia de progresso que sempre foi inerente ao TCE/TO que hoje possui três edifícios: Edifício Administrativo (inaugurado em 1999), Edifício do Instituto de Contas 5 de outubro e Edifício Ruy Barbosa.

 

Frases das posses de todos os Presidentes do Tribunal

Homenagem a todos os que presidiram esta instituição e uma forma de possibilitar aos visitantes o conhecimento de fragmentos dos pensamentos dos Presidentes quando da sua posse.

 

Missão e a Visão do TCE/TO

Além de reforçar o conhecimento da Missão e Visão do TCE/TO o registro dessas afirmativas no Memorial demonstra o compromisso desta instituição com a sociedade tocantinense.

 

Imagem de Rui Barbosa e frase de sua autoria

A homenagem ao mentor da criação dos Tribunais de Contas não poderia faltar em um espaço de memória e preservação histórica.

 

TVs de LED exibindo fotos dos Funcionários do Tribunal

Uma homenagem à todos que colaboraram com o TCE/TO na estruturação institucional, bem como uma alusão à formação multicultural do Estado do Tocantins, a mais nova unidade da Federação.

 

Placa de identificação

Descerrada no dia da inauguração do Memorial.

 

ESPAÇO INTERNO

 

Mesa Mapa

Disposta no sentido norte-sul, sobre a qual encontra-se o mapa do Estado do Tocantins, em destaque os municípios de Miracema do Tocantins e Palmas – municípios que funcionaram como Sedes do TCE/TO. Essa mesa dispõe de seis tablets para navegação dos visitantes, com dados estatísticos e demográficos de todas os municípios do Estado do Tocantins. Constitui-se como um espaço do encontro, uma vez que o Estado do Tocantins é também um ponto de encontro de vários cidadãos.

 

Espaço Miracema

Cenário montado sobre um tablado em madeira, no qual se encontram a primeira mesa utilizada pelos Conselheiros do TCE/TO na estruturação institucional. Sobre esta mesa estão as miniaturas da bandeira do Brasil e do Estado, máquina de datilografia e máquina de calcular utilizadas pelos técnicos para o controle externo, bem peças da época da criação do TCE/TO, devidamente restauradas.

 

Parede do Espaço Miracema

Exibição de fotos antigas e atuais da cidade de Miracema do Tocantins, especialmente da época da instalação do Tribunal naquele município. A bandeira do TCE/TO completa o espaço.

 

Resolução de Criação do TCE/TO

Destaca a criação do órgão junto com toda a estrutura administrativa do Estado do Tocantins.

 

Toga utilizada pelo Conselheiro José Ribamar Meneses

Suspensa em caixa de acrílico, representa a relevância da ação dos julgamentos feitos pelo Tribunal.

 

Galeria dos Conselheiros

Homenagem a todos os Conselheiros desta Corte de Contas, por meio dos portraits do artista plástico Amaury Menezes.

 

Banco

Objeto utilizado pelos servidores nos momentos de descanso, bem como pelos visitantes e jurisdicionados enquanto aguardavam atendimento. Acompanhou a evolução do órgão.

 

Vitrines

Exposição de objetos relevantes da história do TCE/To como livros, resoluções, medalhas e outros.

 

Totem interativo

Com conteúdo totalmente voltado à história do TCE/TO o totem será permanentemente atualizado com a “história viva” produzida institucionalmente. Dele pode-se acessar: informativos, dados qualitativos e quantitativos das atividades do TCE, Galeria de Fotos, Linha do Tempo, estrutura organizacional do TCE, dados biográficos de todos os membros do Tribunal entre outros temas.

 

Linha do Tempo

História sucinta do TCE/TO, contemplando desde os primórdios do Tribunal de Contas no Brasil até as atividades relevantes: da inauguração do Tribunal, em 1989 aos dias atuais.

 

Organogramas do Tribunal

Demonstra a evolução da estrutura organizacional da Instituição.

 

Pintura-mural do Artista Plástico Fernando Costa Filho

Representa a atividade constitucional do TCE/TO: o controle externo.