Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Memorial TCE/TO é tema de artigo publicado no Jornal do Tocantins

Memorial TCE/TO é tema de artigo publicado no Jornal do Tocantins

17 Visualizações
Publicado: 23 de novembro de 2018 - Última Alteração: 23 de novembro de 2018

Tamanho da Fonte

Espaço que conta a história da Corte de Contas completa 4 anos

Na semana de comemoração dos quatro anos de criação do Memorial TCE/TO, foi publicado, na edição desta sexta-feira, 23, o artigo “A Corte conta sua história”, de autoria do conselheiro José Wagner Praxedes. O texto aborda a importância do resgate da memória da instituição.  

NDS 1300 slaydshow

Confira a íntegra do artigo na sequência: 


Corte conta sua história

Quanto maior a distância entre o presente e o passado, mais árdua é a tarefa de resgatar e manter viva a memória de um fato histórico ou a memória de uma instituição. Essa constatação guiou o propósito de resgatarmos e mantermos viva a história do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. A reflexão levou à ação que resultou na criação do Memorial TCE/TO, em novembro de 2014.

Além de resgatar a história de nossa Corte de Contas, foi a forma de manter vivo todo o acervo de 24 anos de trabalho, lutas, dificuldades e histórias que, até então, se deterioravam em caixas de papelão e arquivos sem tratamento adequado.


Seria um erro deixar que a trajetória da mais nova Corte de Contas do Brasil se perdesse em fragmentos soltos e lançados ao vento. Para não perdermos a nossa identidade foi necessário a organização de todo esse material, que ocorreu de forma ordenada, preservando-o em local único.


Era necessário manter vivo o trabalho dos primeiros anos de serviço, da dedicação dos técnicos e servidores da Corte, que, mesmo diante das grandes dificuldades do momento totalmente embrionário que vivíamos, não mediram esforços e produziram memoráveis e extraordinárias peças técnicas.


E, justamente por termos participado da instalação do Tribunal e vivenciado todo esse começo, nos encontrávamos angustiados com a perspectiva dessa história se perder no tempo, exigindo uma ação célere, com o intuito de transformar nosso sonho de resgate em realidade.


Em um esforço conjunto, conseguimos concluir e inaugurar o Memorial TCE/TO, um espaço cultural que disponibiliza a toda sociedade um acervo catalogado, ordenado e acessível, localizado na Sede Administrativa do TCE, composto por informativos, fotografias, revistas, biografias e objetos importantes e fundamentais à compreensão da evolução histórica da instituição.


Desde 2014 a tranquilidade chegou com o cumprimento do nosso dever institucional de guardar, preservar e manter viva a memória da Corte de Contas Tocantinense. E agora, completados quatro anos do memorial, notamos que o acervo desempenha importante papel no processo de preservação da memória técnica e cultural da instituição TCE.


O Memorial TCE/TO congrega conceitos, características e funções que representam um verdadeiro museu, transmitindo por meio de objetos, fotos e intercâmbios, informações importantes para que todas as pessoas que o visitem possam entender a história do mais novo Tribunal de Contas do país.


Sendo assim, aproveitamos esse espaço para convidar a todos para conhecer de perto o Memorial da Corte de Contas, que está de portas abertas para visitação, das 12h às 18 horas. Agendamentos de escolas e universidades podem ser realizados pelo telefone (63) 3232-5952.


Sejam bem-vindos!

José Wagner Praxedes
Conselheiro do Tribunal de Contas do Tocantins