Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Levantamento em Gestão em Saúde tem participação expressiva de municípios

Levantamento em Gestão em Saúde tem participação expressiva de municípios

14 Visualizações
Publicado: 8 de junho de 2016 - Última Alteração: 8 de junho de 2016

Tamanho da Fonte

Mais de 75% dos gestores preencheram os questionários

O Levantamento em Governança e Gestão em Saúde realizado em todo país pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e Instituto Rui Barbosa (IRB), com apoio dos Tribunais de Contas Estaduais e Municipais terminou no último dia 31. No Tocantins, o balanço de participação de gestores foi positivo. Dos 139 municípios, foi obtida a adesão de 105 gestores municipais de saúde e 102 conselhos municipais de saúde, bem como Secretaria Estadual de Saúde, Conselho Estadual de Saúde e Comissão Intergestores Bipartite.

Para a coordenadora de Auditorias Especiais do TCE/TO, Lígia Braga, “o êxito desse resultado somente foi possível devido a colaboração de todas as entidades de saúde do nosso Estado, que despertaram para a importância do diagnóstico como excelente ferramenta de gestão”.


Levantamento

O trabalho batizado de IGOV-SAÚDE foi realizado por meio da aplicação de questionários eletrônicos disponibilizados aos gestores da saúde estadual e municipal, conselhos estadual e municipal de saúde, comissão intergestores bipartite que teve como objetivos:


Obter e sistematizar informações sobre governança e gestão em saúde nas organizações da administração pública estadual e municipal, identificar os pontos mais vulneráveis no tema e induzir melhorias;


Contribuir para o planejamento das ações de saúde, auxiliando-os como indutores do processo de aperfeiçoamento da governança e da gestão;


Divulgar o tema “governança e gestão da saúde” para as organizações participantes, incentivando assim uma mudança de comportamento dos atores envolvidos nas políticas públicas de saúde.


No TCE/TO, o trabalho foi executado pela Coordenadoria de Auditorias Especiais no período de 14/03 a 31/05/2016.


Os Relatórios de feedback serão disponibilizados a partir de novembro de 2016 e permitirão que as organizações planejem as melhorias que considerem mais relevantes diante de suas necessidades e realidade.