Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Instituto de Contas do TCE/TO será palco de discussões da 18ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal

Instituto de Contas do TCE/TO será palco de discussões da 18ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal

10 Visualizações
Publicado: 30 de julho de 2019 - Última Alteração: 30 de julho de 2019

Tamanho da Fonte

Evento acontecerá nos dias 1º e 2 de agosto

A 18ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal acontecerá em Palmas, nos dias 1º e 2 de agosto, e reunirá gestores que integram a região como Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Pará, Rondônia e Tocantins, além de secretários de Estado e técnicos de governo. A sede do Instituto de Contas 5 de Outubro, do TCE/TO será utilizada para a realização das discussões das Câmaras Setoriais e da reunião Ordinária do Conselho de Administração. 

 

O evento vai debater o papel, a importância e as oportunidades para o desenvolvimento sustentável da região e também o alinhamento do planejamento estratégico do grupo para este segundo semestre deste ano. 

 

Programação 

 

Na quinta-feira, 1º, o evento iniciará às 8h30, no Instituto de Contas (do TCE/TO), com o credenciamento dos presentes. Às 8h45 está previsto o início das reuniões das Câmaras Setoriais (Comunicação Pública; Consórcio Interestadual; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e, Segurança Pública) e reunião do Conselho de Administração. 

 

Na pauta da Reunião Ordinária do Conselho de Administração está o planejamento estratégico, proposta de cooperação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), implementação da carteira de projetos, acompanhamento da agenda de trabalho das câmaras setoriais, assuntos administrativos, Estatuto e Carta de Palmas. Já as Câmaras Temáticas vão se reunir para debater e elaborar o plano de ação setorial para o 2º semestre de 2019. 

 

Na sexta-feira, 2, os chefes de Estado serão recepcionados pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse, no Palácio Araguaia, em Palmas. Lá, acontecerá a 2ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral do Consórcio Amazônia Legal. Depois das 10 horas, está prevista uma entrevista coletiva para veículos de imprensa com os chefes de Estado, no Ahãdu Eventos. 

 

O Fórum deve ter início às 10h45 e contará com falas das autoridades, anúncio das deliberações da Assembleia Geral, apresentação Planejamento Estratégico e assinatura da Carta de Palmas. O evento está previsto para ser encerrado às 12h30. 

 

Sobre o Fórum 

 

O Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi criado em 2008, sendo o estado do Pará o primeiro anfitrião do evento. O objetivo do Fórum é discutir propostas comuns de desenvolvimento sustentável, que possam ser implementadas pelos nove estados que compõem a região. 

 

Ao final de cada encontro, os governadores elaboram uma carta contendo as principais demandas comuns a todos os estados, a fim de que as reivindicações sejam evidenciadas à sociedade civil e Poderes constituídos.

 

Com informações da Secom do Governo