Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Iniciada programação da Semana da Biblioteca

Iniciada programação da Semana da Biblioteca

11 Visualizações
Publicado: 8 de outubro de 2018 - Última Alteração: 7 de abril de 2020

Tamanho da Fonte

Alunos da Escola Monteiro Lobato foram os  primeiros  participantes.

Com a visita de um grupo de 26 estudantes da Escola Municipal Monteiro Lobato, de Palmas, o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) deu início, na tarde desta segunda-feira, 8, as atividades alusivas à Semana da Biblioteca. A ação é promovida por meio do Instituto de Contas 5 de Outubro e a Biblioteca Conselheiro José Ribamar Meneses.

 

A iniciativa tem como objetivo fomentar o hábito da leitura, divulgar o papel social que a Biblioteca exerce, proporcionar a troca de obras literárias, além de aproximar os participantes da instituição, por meio de atividades culturais voltadas para os alunos da rede pública estadual e municipal.

 

“Ficamos honrados em receber os alunos para abrir a Semana da Biblioteca. É com muita satisfação que realizamos esse momento para divulgar o papel social que a biblioteca exerce”, comentou a bibliotecária do TCE/TO, Silvia Mota Sales.

 

“A nossa missão é promover essa inclusão com atividades interativas, fazendo com que o público se torne parte da instituição”, pontou o diretor-geral do Instituto de Contas, Roger Tolentino.

 

Ao som da música “Ciranda Cirandinha” a garotada cantou e se divertiu com a apresentação do Coral de Contas, que recepcionou os pequenos alunos. Ainda houve apresentações de violão, com o professor de música e subtenente, Fernando Max, Valquíria Araújo e Antônio Carlos Mota, que finalizou o momento.

 

Na ocasião, o servidor Antônio de Pádua explicou aos alunos sobre as datas comemorativas que fazem parte escolha do evento. “No mês de outubro tem muitas datas importantes tanto da nossa literatura brasileira, como das bibliotecas e, também os autores”, disse Antônio de Pádua.

 

A escola ainda ganhou livro para compor o acervo literário da instituição, que foi entregue à professora Nandeara Lopes Alves e a coordenadora de apoio, Eliana Alves Batista.

 

A visita à Corte de Contas foi finalizada no Memorial, onde os estudantes conheceram toda a história do Tribunal de Contas. “É de grande importância o Tribunal de Contas receber a visita de crianças, pois com tão pouca idade, estão tendo a oportunidade de adquirir novos conhecimentos”, frisou a servidora Márcia Barbosa.

 

“Visitar uma biblioteca, conhecer autores e como tudo é organizado, se torna algo fantástico”, explicou a professora Nandeara Lopes Alves.

 

A professora ainda ressaltou que o convite para a participação da Semana da Biblioteca também contribuiu para os projetos e ações que irão desenvolver dentro da escola, como o “Sarau Literário”.

 

“Eu adorei. Tem muitos livros interessantes, como os dicionários de antigamente”, comentou a pequena estudante, Line Kívia Lopes da Silva.

 

“Eu nunca tinha ido em um lugar como esse. O passeio foi ótimo”, avaliou a estudante Geovana Carvalho Sobrinho.