Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Idosos participam do TCE de Portas Abertas

Idosos participam do TCE de Portas Abertas

16 Visualizações
Publicado: 20 de setembro de 2017 - Última Alteração: 20 de setembro de 2017

Tamanho da Fonte

O cearense Manoel Alves dos Santos, de 77 anos, mora em Palmas há 28 anos e viu todos os edifícios públicos serem construídos na mais nova capital do país. “Já entrei em vários e hoje chegou o dia de conhecer o Tribunal de Contas”, conta animado, ao entrar na sessão do Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), na tarde desta quarta-feira, 20.

 

 IMG 5715

 

A visita faz parte do programa TCE de Portas Abertas, que realiza excursão no interior das instalações do TCE/TO para que o público externo conheça a história e as atividades da Corte de Contas tocantinense. Manoel, acompanhado com cerca de nove idosas do Grupo Sesc Vida Ativa conheceram o Memorial do TCE/TO, onde está preservada a história do Tribunal.

 

 IMG 5783

IMG 5795

 

A servidora Márcia Barbosa explicou parte da história do Tribunal de Contas, desde a constituição do Estado do Tocantins até os dias atuais. Os visitantes compartilharam o saudosismo sobre o início do Estado, como as dificuldades e as conquistas que viveram na implantação do Tocantins.

 

IMG 5812 

 

Na sequência, os universitários do Grupo de Estudo de Direito Administrativo da ULBRA (GEDA), Ana Luiza Muller, Camila Rezende, Igor Labre, Maiely Pajeu e Rerickson Santiago, com a supervisão da coordenadora do GEDA e auditora de Controle Externo do TCE/TO, Dagmar Gemelli, mostraram como funcionam os conselhos municipais, onde a atuação da população pode agregar mais eficiência na fiscalização e execução dos serviços públicos.

 

 IMG 5856

IMG 5883

IMG 5913

 

Foram apresentadas as garantias da pessoa idosa, como o assento exclusivo no transporte público e o acesso à lista de medicamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde. A aposentada Marta Maria Magalhães, de 60 anos, afirma que as explicações dos universitários serviram para sanar dúvidas. “Estou com processo na justiça contra uma empresa de ônibus e agora estou mais segura que tenho esse direito garantido”, disse.

 

 IMG 5925

 

A assistente de Ouvidoria do TCE/TO, Carolina Vieira de Paula, apresentou o canal de comunicação que possibilita a fiscalização em tempo real e ajuda no combate à corrupção. A visita encerrou na Biblioteca conselheiro José Ribamar Meneses, onde os idosos foram convidados a retornarem e indicarem aos filhos e netos o local para estudos.

 

IMG 5937

IMG 5962