Gestores e comunidade da região de Miracema recebem orientações
Tamanho da Fonte
4º Encontro do Agenda Cidadã reúne 250 participantes
“Depois de 12 anos em sala de aula, como professor, assumi um novo desafio e o Agenda Cidadã representa uma grande enciclopédia de aprendizagem”. A avaliação é do secretário de Desenvolvimento Rural de Miracema, Iris Rodrigues de Aquino, participante do 4º encontro do Programa Agenda Cidadã – 2015.
Realizada nesta quinta-feira, 14, em Miracema, a edição voltada para os dez municípios da região central do Estado reuniu gestores, vereadores e representantes da comunidade, como o estudante de Pedagogia Sullivan Santos. “Aprendi que pela Ouvidoria do TCE podemos contribuir com a fiscalização dos recursos”, afirma o estudante, ao destacar seu aprendizado: “Deixamos de ser apenas observadores do processo e passamos a cidadãos participativos”.
A caravana do programa, que percorrerá até o fim do mês, todas as regiões do Tocantins, recebeu elogio do presidente da Câmara de Vereadores de Miracema, Raimundo Leal Júnior. “O Agenda Cidadã vai onde nós estamos, levando informações, e isso é de suma importância para os municípios”.
Abertura
Durante a cerimônia de abertura, o presidente do Tribunal de Contas do Tocantins, conselheiro Manoel Pires dos Santos, natural de Miracema, ressaltou a emoção por retornar à cidade com a edição do programa. “Nosso intuito, com o programa, é fazer com que o Tribunal de Contas esteja cada vez mais de portas abertas para os jurisdicionados e comunidade”.
A prefeita de Miracema, Magda Borba, em discurso, citou a relevância das capacitações e do trabalho exercido pelo Tribunal. “Agradeço pelas orientações e fiscalizações do TCE. Entendo que é dessa forma que, cada vez mais, nos aperfeiçoamos e tratamos a coisa pública com responsabilidade”.
Por meio de chamada, o relator da regional de Miracema, conselheiro Severiano Costandrade, confirmou a participação de comitivas de todos os municípios que compõem a quarta edição do Agenda: Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Chapada de Areia, Lajeado, Miracema, Monte Santo do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Pugmil e Santa Tereza do Tocantins.
Após agradecer o sucesso de público o relator alertou aos gestores que findam seus mandatos em 2016. “Cumpram a Lei de Responsabilidade Fiscal; não deixem despesas para o último ano que não conseguirão quitar”.
Também discursaram o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) João Emídio e a procuradora-geral de Contas, Litza Leão Gonçalves. Na sequência, o procurador de Contas, Zailon Miranda Labre Rodrigues, ministrou palestra sobre as atribuições do Ministério Público de Contas.
Parceiros
O Superintendente do Sebrae, Omar Henemann falou sobre o desenvolvimento do Tocantins e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Sebastião Célio Costa Castro, pontuou a relevância da parceria com o TCE na realização de mais um Agenda Cidadã. “Os contadores de todo estado reforçam os conhecimentos, em especial, das novas normas da contabilidade pública”.
A programação continua à tarde com palestras técnicas e atendimento do conselheiro relator aos jurisdicionados. Os próximos encontros serão realizados dia 26 em Gurupi e o encerramento será em Dianópolis, no dia 28 de maio.