Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Familiares, amigos, membros e servidores prestam as últimas homenagens ao conselheiro substituto Parsondas

Familiares, amigos, membros e servidores prestam as últimas homenagens ao conselheiro substituto Parsondas

16 Visualizações
Publicado: 3 de maio de 2018 - Última Alteração: 3 de maio de 2018

Tamanho da Fonte

Está sendo velado na sede principal do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) o corpo do conselheiro substituto aposentado, Parsondas Martins Viana. Familiares, amigos, membros, e servidores comparecem para prestar as últimas homenagens.

Enlutado o presidente do Tribunal de Contas do Tocantins, conselheiro Manoel Pires dos Santos, disse que Parsondas foi “Um colega sempre dedicado, atuante e ávido pelo fortalecimento do sistema de Controle Externo, bem como pela aproximação com o cidadão”.


Emocionado, o conselheiro substituto, Orlando Alves da Silva, destaca que Parsondas foi um grande companheiro nos 27 anos que trabalhou na Corte de Contas. “Era um profissional autêntico, institucionalista, vivia em função do Tribunal. Vai ficar uma lacuna profunda em todos nós”, lamenta.


O conselheiro substituto ressalta ainda que Parsondas vai deixar um legado muito forte. “A implantação do Tribunal de Contas passou por todas as ideias dele. Tinha uma experiência expressiva tendo em vista que era um excelente contador da área pública”.


O presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/TO), Norton Thomazi, também frisou a contribuição profissional de Parsondas para o Tocantins. “O CRC lamenta profundamente a perda desse exímio profissional que prestou relevantes trabalhos à sociedade tocantinense”.


O auditor aposentado do TCE/TO, Isac de Sousa Mendes, disse estar com o coração entristecido diante do falecimento do conselheiro substituto Parsondas, ocorrido na noite de quarta-feira, 2, em decorrência de um acidente na rodovia que liga Barrolândia a Palmas. “Tive o privilégio de ser colega de trabalho e vizinho de Parsondas. Foi um grande amigo de todas as caminhadas”.


Confira mais relatos


O coordenador do cartório de Contas, Fernando Dias Arruda, relata que se mudou para o Tocantins, há 10 anos, por conta da aprovação no concurso do TCE. “Logo que tomei posse fui trabalhar no gabinete do conselheiro Parsondas e aprendi muito com ele. Eu não tinha nenhum familiar aqui no Estado e Parsondas me ajudou muito. Nossa relação era de pai para filho”, contou o coordenador.


Para a presidente da Associação dos Funcionários do Tribunal de Contas do Tocantins (ASTEC), Kelle Résio, “foram mais de 20 anos de trabalho ao lado de um exemplo de homem de bem, humilde e educado com os colegas”.


O presidente do Sindicato dos Servidores do TCE/TO (SINSTEC), Seledônio Lima Júnior, pontua duas características marcantes de Parsondas: humildade e simplicidade. “Sempre acolhedor com um sorriso de quem estava pronto a ouvir. Que Deus o receba em sua morada celestial. Para nós ficará o vazio da sua ausência, mas o conforto de bons momentos juntos”.


A servidora aposentada, Ana Peres, disse que recebeu “com tristeza a ausência de nosso colega e amigo. Começamos juntos no TCE, na mesma Auditoria. Sentiremos sua falta na certeza que sua missão foi cumprida”.


Conselheiro Severiano Costandrade


O vice-presidente do TCE/TO, conselheiro Severiano Costandrade, que está em viagem, enviou a seguinte mensagem:
“Mesmo aqui de longe, mesmo distante fisicamente, mesmo não podendo estar aí para homenagear meu e nosso amigo de longas datas, mesmo não podendo abraçar a família do nosso companheiro, mesmo assim, com toda tristeza pela perda irreparável daquele que por muitos anos de nossas vidas esteve conosco, sorrindo, oferecendo sua alegria de viver , sua fineza no trato diário, sua Educação, seu falar baixo, mas firme e correto.
Mesmo assim, quero homenagear e sempre guardar em minhas e nossas lembranças o grande e inesquecível Parsondas. Nosso Parsondas. Vocês não imaginam a minha tristeza de saber dessa notícia. Para todos um forte abraço. Para sua família meus sinceros pêsames. Para o amigo meu até logo. Que Deus o receba”.