Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Estudantes participam do TCE de Portas Abertas

Estudantes participam do TCE de Portas Abertas

39 Visualizações
Publicado: 24 de setembro de 2013 - Última Alteração: 24 de setembro de 2013

Tamanho da Fonte

A edição especial do Programa “TCE de Portas Abertas” trouxe ao Tribunal de Contas, na tarde desta terça-feira, 24, estudantes universitários de quatro instituições de ensino superior de Palmas: Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR), Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e Faculdade Católica do Tocantins.

 

Durante a abertura da programação, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro José Wagner Praxedes, destacou a importância do conhecimento da sociedade sobre o trabalho do TCE, “É importante mostrar o que é a Instituição e o seu ganho social, que é o objetivo deste programa”, disse ele, que deu as boas-vindas aos estudantes.

 

Também foram exibidos vídeos que explicam detalhes sobre o trabalho do TCE/TO, bem como a estrutura e a composição do Órgão. Os participantes receberam informações sobre os controles externo, interno e social, com a palestra do auditor Orlando Alves da Silva.

 

Em seguida, o grupo percorreu as dependências do Tribunal e do Instituto de Contas, conduzidos pela diretora geral do ISCON, Marilda Piccolo. Eles aprenderam, ainda, a usar o sistema de consulta pública de processos, o e-Contas, com o auditor Moisés Vieira Labre. O e-Contas foi lançado em maio deste ano e possibilita o acesso aos processos que tramitam ou já tramitaram no Tribunal, por meio do site www.tce.to.gov.br.

 

Estudantes

Para a acadêmica do curso de Ciências Contábeis, Indiara de Castilhos da Luz, o TCE desempenha muito mais funções do que ela imaginava. “Me interessei muito em estudar mais as funções específicas do Tribunal, achei muito interessante o trabalho e a fiscalização que é feita,” completou.

 

Iranilde Bezerra do Nascimento, outra estudante de Ciências Contábeis, também ficou surpresa com as ações do TCE. “Eu não conhecia este trabalho, pra mim ficou clara a fiscalização que é feita pelo órgão, e eu não tinha esta visão do trabalho do Tribunal”, disse ela.

 

Segundo dia

No segundo dia de atividades, nesta quarta-feira, 25, os estudantes irão assistir à Sessão do Pleno, instância máxima do Tribunal de Contas. Logo após, os universitários poderão tirar as principais dúvidas sobre as atribuições e sobre as ações desenvolvidas pelo TCE/TO.

 

NDS 9903

NDS 9923

NDS 0015

NDS 9957

NDS 9980

NDS 9983

NDS 9993