Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Estudantes do IFTO de Colinas conhecem diretoria de informática do TCE/TO

Estudantes do IFTO de Colinas conhecem diretoria de informática do TCE/TO

19 Visualizações
Publicado: 1 de novembro de 2018 - Última Alteração: 7 de abril de 2020

Tamanho da Fonte

Visita fez parte do programa TCE de Portas Abertas.

Durante a realização de mais uma edição do programa “TCE de Portas Abertas”, os alunos e professores do 2º ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus de Colinas, conheceram as unidades que integram a diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas.

 

A visita ocorreu na tarde de quarta-feira, 31, e proporcionou uma troca de informações entre docentes, discentes e os servidores que atuam na diretoria de Informática da Corte de Contas.

 

“É muito importante receber esses alunos aqui pelo fato deles poderem observar na prática as teorias que eles aprendem na sala de aula”, ressaltou a servidora do TCE/TO, Elizabeth Martins.

 

Na ocasião, o grupo teve um bate papo com os servidores Fernando Zucuni, Elizabeth Martins, Gleyson Pessoa e Gleydson Coimbra, sobre diversos assuntos da área, dentre eles, o armazenamento de dados, a metodologia de desenvolvimento dos softwares e a importância do gerenciamento de sistemas dentro da Corte de Contas.

 

“Conhecer a parte de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas foi muito importante, pois pude ver na prática mais ou menos o que eu aprendi na teoria”, disse o estudante João Pedro Noronha.

 

Na oportunidade, os alunos ainda assistiram ao julgamento dos processos durante a sessão do Pleno. “Sejam muito bem-vindos a este Tribunal. Esperamos que aproveitem o passeio, não deixem de tirar as dúvidas e, principalmente, se informem sobre como se tornar parceiros do TCE Tocantins, ajudando a fiscalizar o bem público”, pontuou o presidente do TCE/TO, conselheiro Manoel Pires dos Santos.

 

O Memorial do TCE/TO também fez parte da programação. Durante a passagem pelo espaço, os estudantes e professores conheceram toda a história de criação da Corte de Contas.

 

 

“Aqui no memorial o visitante tem que entrar e sair com um conhecimento a mais. Que vocês retornem à cidade de vocês com esse conhecimento que adquiriram aqui no Tribunal de Contas durante essa tarde”, destacou a servidora do TCE/TO, Márcia Barbosa.

 

“Essa visita foi uma experiência nova. Conhecer toda essa estrutura, presenciar a sessão durante o julgamento dos processos, além de ver a cronologia do Tribunal de Contas no Memorial foi muito legal”, disse a estudante Anita Silva de Araújo.

 

No encerramento, os visitantes conheceram a biblioteca Conselheiro José Ribamar Meneses, o acervo disponível e o espaço para estudos.