Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Equipes são treinadas para validação das respostas do IEGM 2019

Equipes são treinadas para validação das respostas do IEGM 2019

17 Visualizações
Publicado: 14 de junho de 2019 - Última Alteração: 14 de junho de 2019

Tamanho da Fonte

Servidores visitarão municípios entre os dias 24 de junho e 26 de julho

Com todas as respostas do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) de 2019 em mãos, e pela primeira vez com 100% da participação de todos os municípios do Tocantins, a Coordenadoria de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), realizou nesta sexta-feira, 14, um treinamento com as equipes que farão a validação das respostas do IEGM e que percorrerão as cidades entre os dias 24 de junho e 26 de julho. 

 

A coordenadora Lígia Cassia Rocha Braga explicou que serão cinco equipes trabalhando em campo para visitar 47 municípios (vão percorrer 7.412km) para conferir os dados por meio de amostragem dos questionários das seguintes áreas: saúde, educação, planejamento e cidades protegidas (questões ligadas a barragens). 

 

IMG 1748

 

Ainda de acordo com Lígia Braga, neste ano será a maior amostra já realizada de validação pelo Tribunal. “A validação permite constatar se o que foi respondido nos questionários corresponde à realidade. Caso for constatada divergência será alterado o resultado pelo TCE. É uma oportunidade também de orientar o gestor deste diagnóstico que o Tribunal faz para direcionar as políticas públicas dos municípios. Temos ótimos resultados”, destacou a coordenadora. 

 

Nesta sexta-feira, as equipes foram treinadas para fazer a validação e tiveram acesso aos instrumentos necessários e as orientações para a realização do trabalho. Este processo de validação é realizado seguindo todas as normas de auditoria no setor público. A validação do IEGM consiste na verificação in loco das informações prestadas pelos gestores públicos nas áreas abrangidas pelos questionários.