Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Encontro virtual marca abertura do Comitê de Controle Externo da Rede Governança Brasil

Encontro virtual marca abertura do Comitê de Controle Externo da Rede Governança Brasil

43 Visualizações
Publicado: 8 de outubro de 2020 - Última Alteração: 8 de outubro de 2020

Tamanho da Fonte

Presidente do TCE/TO, Severiano Costandrade, será o coordenador

Com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes, foi aberto o Comitê de Controle Externo da Rede Governança Brasil (RGB), que será coordenado pelo presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), Severiano Costandrade. O encontro virtual aconteceu nesta quarta-feira, 7, por meio da plataforma Zoom, onde foram discutidas algumas ações que serão realizadas para dar continuidade aos trabalhos de implementação de um plano de governança dentro dos Tribunais de Contas do país e respectivamente na administração pública. 

 

“Diante das reuniões já realizadas e com a aprovação do projeto de trabalho com entregas a serem feitas no âmbito dos tribunais de contas, nós precisamos internalizar o tema governança dentro das Cortes para poder cobrar dos gestores públicos que façam o mesmo”, destacou o presidente do TCE/TO, Severiano Costandrade. 

 

O ministro Augusto Nardes ressaltou a importância deste trabalho e a qualidade do grupo que vai colocar em prática essas ações de governança. “Tenho certeza que vocês realizarão um ótimo trabalho e conto com a ajuda e o ânimo de todos para levar a governança cada vez mais longe e com um nível de excelência”, pontuou. 

 

Participaram ainda da reunião desta quarta-feira o conselheiro do TCE/RS Cézar Miola, que representou o presidente da Atricon, Fábio Túlio Nogueira; Edilberto Pontes (TCE/CE); Milene Cunha (TCE/PA); Glinton José Bezerra de Carvalho Ferreira (TCE/CE); Cesar Colares (TCM/PA); Sérgio Roberto Bacury de Lira (TCM/PA); Meriam de Fátima da Costa Dias (TCE/PA); Rafael Sousa Fonseca (TCE/SE); Diretora-geral de Controle Interno do TCE/TO, Dagmar Gemelli (TCE-TO), Larissa Simeão; Eduardo Dionizio.

 

O que é?

 

A Rede Governança Brasil tem o objetivo de disseminar a governança pública em todos os órgãos de controle externo, dar assistência e auxiliar tais organismos na construção, acompanhamento e execução de boas práticas, atuando em conjunto e colaboração, em âmbito nacional, com seus parceiros, vislumbrando a melhoria nas entregas dos serviços públicos. 

 

Fazem parte do Comitê os seguintes integrantes: José Raymundo Bastos de Aguiar (TCE/BA),  Fábio Nogueira (presidente da Atricon), Joaquim Alves de Castro Neto (TCE/GO e presidente do CNPTC), Pedro Henrique Figueiredo (TCE/RS), Fernando Cesar Malafaia (TCE/TO); Edilberto Carlos Pontes (TCE/CE), Edilson Souza Silva (TCE/RO), Eduardo dos Santos Dionizio (TCE/MS), Rafael Souza Fonseca (TCE/SE), Licurgo Mourão (TCE/MG), Marconi Braga (TCE/MG), Simone Adami (TCE/MG), Júlio Edstron (TCE/TO), Waldir Neves Barbosa (TCE-MS), ministro Augusto Nardes (TCU), Maurício de Albuquerque Wanderley (Secretário-Geral do TCU), e Simone Adami (TCE/MG).