Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Encontro técnico discute Fundo Nacional e Fundos Estaduais de Assistência Social

Encontro técnico discute Fundo Nacional e Fundos Estaduais de Assistência Social

12 Visualizações
Publicado: 17 de agosto de 2018 - Última Alteração: 17 de agosto de 2018

Tamanho da Fonte

TCE/TO foi representado por auditor de Controle Externo.

O segundo Encontro Técnico do Fundo Nacional e Fundos Estaduais de Assistência Social, aconteceu de 14 a 16 de agosto, em Belém – PA, reunindo mais de 150 técnicos das secretarias de Assistência Social de todos os estados, do Ministério de Desenvolvimento Social e das Cortes de Contas do país.

 

O TCE/TO foi representado pelo auditor de Controle Externo, João Carlos Ribeiro.

 

A comitiva do estado do Tocantins foi destaque, com a presença de dez técnicos, tendo uma participação ativa durante os debates.

 

Evento

 

Ao falar na abertura do evento, o conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Município do Pará (TCM-PA), Daniel Lavareda Reis Junior, ressaltou a importância do Marco de Medição de Qualidade, e disse que a assistência social precisa deixar de ser assistencialismo político, passando a exercer a verdadeira assistência social.

 

O conselheiro ainda destacou que, os Tribunais de Contas precisam deixar de lado a imagem de “cão-guarda” e passar a ser “cão-guia”, para auxiliar na gestão dos entes fiscalizados, gerando assim melhores resultados para a sociedade.

 

Palestras

 

 

O evento contou com palestras ministradas por representantes do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). As palestras abordaram assuntos como a estrutura organizacional, gestão orçamentária e financeira dos estados, os acórdãos 310, 2908 e 2404 do TCU e assuntos de avaliação, encaminhamentos e nivelamento técnico/operacional.