Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Dianópolis encerra série de reuniões sobre planejamento

Dianópolis encerra série de reuniões sobre planejamento

49 Visualizações
Publicado: 27 de agosto de 2013 - Última Alteração: 27 de agosto de 2013

Tamanho da Fonte

Evento teve o apoio do Tribunal de Contas do Estado.

Prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores e secretários de cidades do sudeste do Estado participaram, na manhã desta terça-feira, 27, em Dianópolis, do evento “Planejando o Desenvolvimento Regional”. A reunião, realizada na câmara municipal da cidade, encerrou a série de encontros regionais com o objetivo de apresentar aos gestores a importância do planejamento para promover o desenvolvimento dos municípios.

 IMG 4353

O prefeito de Dianópolis, Reginaldo Rodrigues de Melo, abriu os trabalhos e deu as boas-vindas aos presentes. Na sequência, o presidente do Conselho Regional de Economia (CORECON), Francisco Viana, realizador do evento, apresentou o índice de desenvolvimento municipal de cada cidade da região.

 

Também participaram das discussões, os parceiros da iniciativa: Secretaria Estadual do Planejamento (SEPLAN), Universidade Federal do Tocantins (UFT), SEBRAE e Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO).

 

O secretário do Planejamento, Flávio Peixoto, compartilhou a experiência como gestor e falou sobre a necessidade de se pensar a longo prazo: “É assim que nós temos que executar o planejamento. O projeto é hoje, o resultado é no futuro.”

 IMG 4365

O coordenador do curso de Ciências Econômicas da UFT, Higino Piti, ressaltou que os economistas recém-formados podem ser úteis aos pequenos municípios e propôs uma espécie de convênio para aproveitar os alunos que estão se formando. “Ao longo dos anos, o curso oferece ao estudante muito raciocínio lógico e também disciplinas voltadas à elaboração de projetos. São pessoas capacitadas que podem desenvolver esses projetos e ajudar os gestores.”

 IMG 4378

O presidente do TCE/TO, conselheiro José Wagner Praxedes, orientou os gestores no sentido de que levantem as reais necessidades de cada localidade, para, assim, montar projetos, conseguir recursos e promover a qualidade de vida dos moradores. Ao finalizar, anunciou que o Tribunal promoverá um curso sobre PPA via internet. “Desta forma, um representante da prefeitura e outro da câmara municipal poderão se inscrever e interagir com os instrutores, fazer perguntas e tirar dúvidas, mas todos os servidores públicos e a população em geral poderão assistir às aulas.”

 IMG 4387

 Após o pronunciamento dos parceiros, o público pode participar dos debates, fazer perguntas e tirar dúvidas.

 IMG 4410

Sobre os encontros

Os encontros foram realizados em quatro cidades do Estado, abrangendo 30 municípios, conforme o cronograma abaixo:

13 de agosto – Araguaína

Municípios: Aguiarnópolis, Ananás, Araguaína, Araguatins, Colinas e Xambioá.

 

16 de agosto – Palmas

Municípios: Guaraí, Lajeado, Miracema, Miranorte, Palmas, Paraíso, Pedro Afonso e Porto Nacional.

 

20 de agosto – Gurupi

Municípios: Alvorada, Araguaçu, Cristalândia, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Palmeirópolis e Peixe.

 

27 de agosto – Dianópolis

Municípios: Almas, Arraias, Dianópolis, Natividade, Paranã, Silvanópolis e Taguatinga.