Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Dia Mundial da Reciclagem: TCE/TO realiza ações para reutilização e destinação correta de materiais

Dia Mundial da Reciclagem: TCE/TO realiza ações para reutilização e destinação correta de materiais

9 Visualizações
Publicado: 17 de maio de 2019 - Última Alteração: 17 de maio de 2019

Tamanho da Fonte

Iniciativas buscam contribuir com o meio ambiente

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e tem como objetivo trazer uma reflexão sobre as questões ambientais e o consumismo, para que os problemas enfrentados no mundo com relação ao lixo possam ser pensados e combatidos.

 

E nesse dia tão importante, vale a pena lembrar todas as ações que o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) realiza para a reutilização e destinação correta dos materiais e lixos produzidos na Corte.

 

Reciclagem de papéis e papelões

 

No mês de fevereiro deste ano, cerca de 300 quilos de recicláveis, a exemplo de papéis, papelão e persianas de janelas, foram entregues à Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins LTDA (Cooperan).

 

IMG 1824

 

IMG 4285

 

De acordo com a coordenadoria de manutenção, sempre que tem uma quantidade significativa de materiais recicláveis no Tribunal, a Cooperativa é acionada para que tudo seja recolhido e utilizados da forma correta.

 

Descarte sustentável de lâmpadas

 

Em março, o Tribunal de Contas realizou o primeiro descarte sustentável de 774 lâmpadas fluorescentes e de vapor de mercúrio. O material foi levado para uma empresa com ponto de coleta seletiva, que recebe itens para serem reutilizados.

 

IMG 4834

 

IMG 4822

 

A iniciativa foi realizada com base na Lei nº 12.305/2010 que trata sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei dispõe sobre os princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento dos resíduos sólidos, incluindo os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.

 

“Esse descarte sustentável, assim como a reciclagem de outros materiais, é de muita relevância. Assim, o TCE está contribuindo com o meio ambiente e cumprindo o que dispõe a lei sobre a destinação correta dos resíduos sólidos”, pontuou o servidor responsável, Rogério Guadalupe.

 

Termo de Cooperação Técnica

 

O TCE/TO e a Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins LTDA – Cooperan, celebraram um Termo de Cooperação Técnica para a coleta seletiva interna dos materiais recicláveis, evitando a sua disposição como lixo.

 

Ainda por meio desse acordo, a Cooperativa disponibilizou por dois anos, um Fragmentador de Papéis. A máquina está instalada nas dependências da Corte e é utilizada para triturar papéis que já não são mais utilizados na instituição.

 

IMG 0130

 

Com a máquina, cerca de 5.470 quilos de papel A4 serão fracionados, conforme informações do Protocolo da Corte.