Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Curso sobre Sicap-Contábil orienta contadores e responsáveis pela administração financeira do Estado

Curso sobre Sicap-Contábil orienta contadores e responsáveis pela administração financeira do Estado

17 Visualizações
Publicado: 13 de março de 2019 - Última Alteração: 13 de março de 2019

Tamanho da Fonte

Servidores receberam instruções para prestar contas e explorar os benefícios do sistema

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), por meio do Instituto de Contas 5 de Outubro, promoveu na tarde desta quarta-feira, 13, uma capacitação sobre o Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública, módulo contábil (Sicap-Contábil Estadual) para os contadores e responsáveis pela administração financeira de todos os órgãos públicos do Estado.

 

De acordo com o coordenador de acompanhamento contábil e gestão fiscal, Jonatas Soares Araújo, o intuito é auxiliar e tirar todas as dúvidas dos servidores com relação ao sistema, para que haja praticidade nas prestações de contas.

 

“O nosso objetivo foi ensinar como eles vão fazer para enviar as informações ao Sicap-Contábil e explorar os benefícios, principalmente com relação a facilidade na hora de prestar contas, que ao invés de ser com papéis, agora é totalmente digital”, pontuou Jonatas.

 

IMG 4678

 

Na ocasião, o presidente do TCE/TO, conselheiro Severiano Costandrade, destacou que em busca da modernização e uma melhor prestação de serviços para a sociedade, a tecnologia será um dos instrumentos a serem desenvolvidos dentro da Corte de Contas do Tocantins. “Iremos trabalhar com sistemas digitais, para que possamos ter um acompanhamento e gerenciamento adequado dos recursos públicos”, explicou o presidente.

 

IMG 4684

 

Conselheiro Severiano ainda ressaltou que é necessária uma colaboração de todos para que os objetivos sejam alcançados. “É buscando exatamente isso, modernizar o nosso trabalho, a nossa relação e acima de tudo, que haja colaboração e uma percepção do que queremos com isso. Que vocês levem aos gestores nos quais vocês são responsáveis a preocupação para que eles entendam que necessitamos de apoio ”, finalizou o conselheiro Severiano.

 

Além disso, Jonatas Soares ainda destacou que um dos assuntos a serem abordados durante os encontros está relacionado à necessidade da implantação dos procedimentos contábeis patrimoniais.

 

“Para isso, nós teremos que integrar a contabilidade com os demais módulos da administração pública, principalmente com o sistema de administração de pessoal, de almoxarifado, de patrimônio e de arrecadação de receita. Então, para que uma contabilidade seja realizada de forma adequada, ela precisa dessa integração. E para que o Tribunal de Contas fiscalize de forma apropriada, ele precisa também de sistemas integrados, que é um dos focos da nova gestão”, finalizou Jonatas Araújo.

 

IMG 4547

 

A capacitação foi dividida em duas turmas. A segunda turma irá participar nesta sexta-feira, 15, na sala 16 do Instituto de Contas, e será voltada principalmente para os servidores responsáveis pela execução financeira. A auditora de controle externo Maria Laídes Hanauer Flatin, também atua como instrutora no curso contábil.