Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Curso aborda Regime Próprio de Previdência

Curso aborda Regime Próprio de Previdência

30 Visualizações
Publicado: 9 de dezembro de 2013 - Última Alteração: 9 de dezembro de 2013

Tamanho da Fonte

Prefeitos e representantes de Institutos de Previdência participam da capacitação

Cerca de 70 pessoas, entre prefeitos, presidentes de Fundos ou Institutos de Previdência e servidores do TCE/TO participam, nesta segunda, 9, do curso sobre Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). A capacitação é realizada na sala 17 do Instituto de Contas 5 de Outubro e é voltada para as prefeituras que têm regime próprio de previdência.
O objetivo é orientar sobre a legislação do RPPS e evitar erros e prejuízos aos cofres públicos. Durante a abertura do evento, o presidente do TCE/TO, conselheiro José Wagner Praxedes, destacou a importância da orientação e falou sobre as ações de fiscalização do Tribunal: “Este é o último curso do ano, aproveitem e tirem as dúvidas. Em 2014 o Tribunal vai intensificar as fiscalizações nos fundos e institutos.”

O instrutor é o atuário, registrado no Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), Antônio Mário Rattes de Oliveira. Ele é também um dos autores do livro “Análise Atuarial da Reforma da Previdência do Funcionalismo Público da União.”

Atuária
O Atuário é o profissional capacitado para analisar e administrar riscos. Segundo o IBA “o atuário deve ser um profissional que, com base em conhecimentos sólidos e atualizados, seja capaz de abordar com habilidade os problemas usuais de sua área de atuação – a gestão de riscos puros e especulativos. Deve ter ainda a capacidade de buscar dados e informações para a solução de problemas envolvendo novos riscos e, identificando-os, ser capaz de mensurá-los e modelá-los.”