Curso aborda a responsabilização de agente públicos
Tamanho da Fonte
Capacitação encerrou nesta terça-feira, 19.
Encerrou nesta terça feira, 19, o curso sobre “Responsabilização de agentes públicos e privados perante os Tribunais de Contas: sob a ótica do auditor e do auditado”, na sala 17 do Instituto de Contas. Participaram auditores, procuradores e servidores do TCE/TO, além de representantes de outros órgãos estaduais.
O curso, realizado pela Jam Jurídica, foi ministrado por Odilon Cavallari de Oliveira, auditor de Controle Externo do TCU. Ele falou da expectativa de um controle efetivo da administração de gastos públicos e destacou a importância de trazer para debate o tema responsabilidade de agentes públicos e privados perante os Tribunais de Contas, já que cabe a eles avaliar a conduta alheia e o poder que eles têm na vida de terceiros.
A auditora Maria Luiza Meneses, que participou do curso, observou que esse tipo de capacitação é importante, em especial para os servidores mais antigos, que podem se reciclar e se aprimorar, para fugir da mesmice e trabalhar o conhecimento da conduta de cada agente.
Para Cejane Márcia Aires Alves, técnica de Controle Externo, o curso buscou aprimorar o trabalho dos técnicos do Tribunal de Contas, no sentido de fazer cumprir as determinações que a Constituição impõe sobre o controle externo dos gastos públicos. “Isso faz com que os técnicos e analistas do Tribunal de Contas possam aprimorar o seu trabalho, para prestar um serviço de qualidade para a população, que é beneficiária do serviço”, completou.