Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Corte de Contas promove oficina sobre Elaboração de Termo de Referência

Corte de Contas promove oficina sobre Elaboração de Termo de Referência

12 Visualizações
Publicado: 23 de maio de 2019 - Última Alteração: 23 de maio de 2019

Tamanho da Fonte

Capacitação teve início nesta quinta-feira, 23.

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) deu início na tarde desta quinta-feira,23, a oficina sobre Elaboração de Termo de Referência, oferecido aos servidores. A oficina segue ainda nos dias 24, 28 e 29 de maio, das 14h às 18h, na sala 16, do Instituto de Contas.

 

A abertura contou com a presença do presidente da Corte Contas, Severiano Costandrade, que agradeceu a presença de todos os servidores envolvidos. “É uma oportunidade de melhorarmos e aperfeiçoarmos ainda mais a nossa capacidade na elaboração do termo de referência”, pontuou o presidente. O diretor-geral de Administração e Finanças, Heliar Rosa Peu, também participou da atividade.

 

O curso tem a finalidade de aperfeiçoar a capacidade dos profissionais envolvidos na elaboração dos termos de referência, bem como promover a padronização dos atos emitidos pela gestão do Tribunal de Contas do Estado, com fundamento nas normas legais aplicadas as licitações públicas.

 

IMG 9943

 

A oficina é ministrada pela diretora-geral de Controle Interno, Dagmar Gemelli e a coordenadora da diretoria geral de Controle Interno do TCE/TO, Luana Cadore, que serão as encarregadas de esclarecer mais sobre o tema.

 

A diretora abriu a oficina definindo o que é o Termo de Referência. “É o documento que deverá conter elementos capazes de propiciar avaliação do custo pela administração diante de orçamento detalhado, definição dos métodos, estratégia de suprimento, valor estimado em planilhas de acordo com o preço de mercado”, explicou a diretora.

 

As aulas serão expositivas e participativas, seguindo o material elaborado e customizado, conforme o público alvo. Os tópicos serão abordados com explanações teóricas e com inserção de exercícios práticos, análise de julgados do TCU e TCE/TO, bem como a análise dos Termos de Referência selecionados conforme o diagnóstico previamente aplicado a unidade demandante do curso.